terça-feira, 20 de agosto de 2013

Use Seu Tempo com Atividades Benéficas à Saúde

Maior parte do tempo de lazer do idoso é usada em atividades que não trazem benefícios à saúde, mas o bom uso do tempo é fator relevante para melhorar a qualidade de vida.


O tempo de lazer dos idosos, no Brasil, é grande, porém, mal aproveitado. É o que constataram os estudantes Luís Fernando Bevilaqua, Janine Gomes Cassiano e Tainã Alves Fagundes, no trabalho de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no qual analisaram a relação entre o uso do tempo dos idosos e o estado de saúde. Bevilaqua explicou que 26% do dia dos idosos é dedicado a atividades de lazer, porém com pouca contribuição para a melhoria da saúde.

— O Brasil está enfrentando um processo de envelhecimento rápido, então o olhar para a velhice tem que estar presente. Nosso trabalho vem trazer um pouco dessa necessidade que é pouco explorada. A gente também verifica que a maior parte do tempo do idoso está dedicada ao lazer, mas um lazer ocioso, passivo, como assistir televisão e ficar deitado descansando. Mas o lazer ativo traz mais benefícios, como as atividades da terapia ocupacional — afirma Bevilaqua.

Entre essas atividades, ele cita artesanato, dança e até mesmo rodas de conversa.


Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar - 08/08/2013 | 15h08

No VIVACLUB você encontra várias formas de Terapia Ocupacional, como as Oficinas de Criatividade, Dança e Teatro.
Agende uma aula experimental!
Postar um comentário