sexta-feira, 28 de julho de 2017

O FLÁCIDO E O PILATES

O problema do Pilates é que ele mexe nuns troços que seria melhor deixar quietos. Eu, claro, não sabia disso, então aceitei a recomendação do médico, que disse que meus músculos andavam flácidos. Acho meio humilhante um homem ter músculos flácidos – não que me importe tanto com meus músculos, mas músculos flácidos, ai já pega mal.
- O senhor tem músculos flácidos – reprovou o doutor, e eu me senti oficialmente um sujeito mole, meio despregado, todo murcho.
Teria de fazer Pilates, paciência.

E não é ruim, pelo contrário, só há de se tomar alguns cuidados. Já na primeira aula, em meio àquele estica e puxa nos aparelhos, notei que enquanto meu abdômen fazia força, alguma coisa se afrouxava lá dentro. As alunas e professoras – ainda tenho a impressão de que, fora eu, só mulheres fazem Pilates – emanavam elegância naquele desenrolar de pernas e braços, mas eu, sentindo a coisa afrouxar lá dentro, só pensava no Diógenes.
Que homem, o Diógenes.
Sua filosofia, uma das mais influentes da Grécia Antiga, pregava que tudo o que é natural não pode estar errado. Ele usava essa premissa para peidar, urinar e se masturbar em público, mas isso nunca impediu a população de admirá-lo. Os atenienses respeitavam sua postura contestadora, sempre denunciando as convenções sociais e a forma como o homem complicava “os mais simples presentes dos deuses”.
O casamento, dizia Diógenes, era uma forma de complicar o presente natural do sexo. Quer dizer: para alcançar a felicidade, ninguém precisaria depender de qualquer coisa externa à própria existência. Bastaria usufruir dos “presentes naturais” e libertar-se das imposições de uma sociedade que em vez de acolher, reprime.
E como reprime. Por que eu deveria me sentir tão reprimido? Ora, minhas reações fisiológicas era absolutamente naturais no Pilates, puxa vida, eu nunca havia me contorcido tanto. E na volta para casa, depois da aula, era sempre a mesma angústia.
- Vai acontecer. Sei que uma hora vai – repetia eu, ainda suando.
E assim atravessei as últimas semanas, suando e me segurando, me esticando e me concentrando, até que no fim de uma das aulas, quando o alongamento individual de cada aluno é conduzido pelas professoras, deu-se o seguinte: estava eu lá, deitadão, aí a professora ajoelhou-se à minha frente, segurou minhas canelas e, como de praxe, empurrou-as com todo o peso de seu corpo, de modo que meus joelhos chegassem ao meu próprio peito, apertando assim meu abdômen.
Só que foi meio forte.
E aí aconteceu.
E foi meio alto.

Na verdade, foi bem alto, então olhei para a professora, ela me olhou de volta com um sorriso acanhado, uma aluna me olhou com um sorriso desconfiado, um terrificante silêncio abate-se sobre o estúdio, e eu ali deitado e abraçado à minha própria vergonha, lembrei de Diógenes e enfim suspirei, derrotado:
- A sociedade reprime!

Crônica de Paulo Germano em 9 de julho de 2017 para Zero Hora. 


O Pilates porque ele tem dessas coisas também, mas a gente não reprime, a gente ama o Pilates :)

Bom final de semana a todos!!!

Nenhum comentário: