quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sete dicas importantes para evitar o AVC – ou derrame

Atividade física é fundamental para prevenir Acidente vascular Cerebral



Por Maya Santana, 50emais

Perdi o meu irmão mais velho para o AVC, Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame. Ele ainda não havia completado 61 anos. Uma tarde, estava jogando água nas plantas, no terreiro da nossa casa, quando, de repente, caiu. Começava ali um drama dos mais terríveis, que culminou com a morte dele, exatamente um ano e oito meses depois. A vida pouco regrada, principalmente na hora de se alimentar, conduziu ao fim precoce. Tomei horror a essa doença, que altera profundamente a cabeça do paciente e faz com que ele viva pela metade.

Leia as dicas valiosas publicadas pelo Estadão para evitar essa doença cada vez mais comum, principalmente em pessoas com mais de 50 anos:

A prevenção é a chave para se evitar a maioria das doenças. Entre elas está o AVC, acidente vascular cerebral ou derrame, que acontece quando os vasos sanguíneos cerebrais se rompem ou entopem.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 62 mil pessoas abaixo dos 45 anos morreram no Brasil entre 2000 e 2010 em decorrência de episódios de AVC – entre as principais causas estão a hipertensão, a obesidade e o sedentarismo.

Por isso, manter-se saudável já é meio caminho andado na hora de prevenir o AVC. Veja 7 dicas de como fazer isso no dia a dia:

Meça sempre a sua pressão
A pressão alta força os vasos sanguíneos em geral, entre eles as artérias. Fique de olho e, em caso de picos de pressão constantes, procure a orientação de um médico.

Evite o estresse
Pode parecer impossível conseguir não se estressar levando uma vida corrida e cheia de afazeres, mas ter tranquilidade e evitar o nervosismo ajuda na saúde como um todo e, especialmente, na prevenção de problemas cardiovasculares.

Evite cigarro
Fumar duplica os riscos de um AVC, porque aumenta as chances de arterioscleorse e da formação de coágulos sanguíneos, ambos fatores que podem levar a um acidente vascular cerebral.

Pegue leve na bebida
Quando em exagero, o álcool pode aumentar a pressão sanguínea, expondo o paciente a uma maior chance de sofrer um AVC. O álcool é prejudicial porque pode aumentar a pressão sanguínea.

Pratique atividade física
Fazer exercício regularmente é algo positivo para a saúde como um todo, e previne o AVC porque ajuda a manter a pressão sanguínea equilibrada, além de ajudar na manutenção de níveis saudáveis de colesterol.

Controle familiar
Se alguém na sua família já teve um AVC, é importante que você informe isso ao seu médico. Ele vai ajudá-lo a fazer um controle cuidadoso de sua saúde, diminuindo ao máximo os riscos de que você também venha a sofrer um episódio parecido.

Coma certo
Fique de olho na alimentação, e evite comidas gordurosas, frituras, muito sal ou açúcar. Uma dieta balanceada é a chave para se evitar dezenas de problemas de saúde.

No VIVACLUB temos atividades físicas especificas para melhorar a qualidade de vida do adulto e do idoso. 
Venha nos fazer uma visita e aproveitar o que temos de bom para oferecer!

Nenhum comentário: