quarta-feira, 27 de maio de 2015

Exercícios simples garantem resultados mais rápidos do que treinamento de força

Pesquisa revelou que atividades estruturadas melhoraram funções cognitivas de pessoas mais velhas

Todo mundo sabe que os exercícios fazem as pessoas se sentirem mais alertas mentalmente. Mas será que o programa de treinamento precisa exigir força para que os efeitos sejam percebidos? Segundo uma pesquisa do Institut Universitaire de Geriatrie de Montréal, no Canadá, a resposta é não. Exercícios simples têm resultados mais rápidos em relação às funções cognitivas.

O estudo comparou os efeitos de diferentes métodos de treinamento sobre a memória das pessoas com idades entre 62-84 anos. Dois grupos receberam um programa de treinamento de força e aeróbico de alta intensidade, enquanto que o terceiro realizou tarefas mais simples – de coordenação, equilíbrio e flexibilidade. O resultado de quem estava nos dois primeiros grupos apareceu após dez semanas. Já quem estava no último percebeu os efeitos na memória e no raciocínio lógico já no primeiro dia.

As tarefas realizadas podem ser feitas facilmente em casa e são indicadas para pessoas sedentárias que não podem frequentar uma academia para malhar.

– Os participantes, depois de começarem a se exercitar em casa, relataram que os exercícios ajudaram a planejar, organizar, desenvolver estratégias, prestar mais atenção e lembrar de detalhes. Por muito tempo, acreditou-se que somente o exercício aeróbico pode melhorar as funções cognitivas, que declinam à medida que envelhecemos. Os novos resultados mostram que os idosos têm o poder de melhorar sua saúde física e mental em qualquer lugar e a qualquer tempo. Há muitos caminhos para atingir esse objetivo –, explicou o professor Louis Bherer, que supervisionou a pesquisa.

Veja três exercícios que podem ser feitos em casa:

1. Marchar sem sair do lugar: a perna não deve subir além do quadril e o ritmo deve começar lentamente e ir aumentando gradualmente, sem ser cansativo. O exercício é ótimo para o coração

2. Para as panturrilhas, o melhor exercício é usar o encosto de uma cadeira para apoiar as mãos. A planta dos pés deve tocar o chão e, então, levante apenas a parte da frente dos pés, um por vez, alternadamente.

3. Ande em linha reta colocando um pé na frente do outro. Isso ajuda a melhorar o equilíbrio.

Fonte: ClicRbs

Fazer as atividades físicas feitas em grupo, tornam o exercício mais prazeroso. Um colega motiva o outro.

No VIVACLUB você encontra os melhores profissionais e a atividade perfeita para a terceira idade, melhor idade ou  maturidade.

Venha experimentar!!!


Nenhum comentário: