sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Atividade física de baixa intensidade prolonga vida de idosos

Cada meia hora adicional de atividade como colocar plantas em vasos e passear com o cachorro está associado a uma redução de 17% do risco de falecimento.

Algumas horas por semana de atividade física, mesmo de baixa intensidade, como passear ou se dedicar à jardinagem, podem diminuir o risco de morte nos homens idosos, sugere um estudo publicado nesta terça-feira (20), na revista médica British Journal of Sports Medicine.



O estudo teve início em 1978 com cerca de 8.000 homens de entre 40 e 59 anos de 24 cidades britânicas. 

Entre 2010 e 2012, os 3.137 sobreviventes passaram por um exame médico e responderam a perguntas sobre seu estilo de vida e qualidade de sono.

O estudo foi aplicado em 1.181 homens, de em média 78 anos, que usaram um aparelho de acompanhamento do volume e intensidade do exercício físico durante sete dias. Depois disso foram submetidos a análises periódicas durante mais cinco anos, um período em que 194 deles faleceram.

Apesar de ter sido feito somente com homens, os pesquisadores afirmam que a priori não haja motivos para que os resultados difiram com as mulheres.

“Os resultados do estudo sugerem que todas as atividades, não importa sua intensidade, são saudáveis”, (explica Barbara Jefferis, epidemiologista da University College London)pois atividades físicas melhoram a capacidade motora, cardiorrespiratória e ajudam a evitar a depressão, muito comum na terceira idade e fator de risco, em alguns idosos.

Texto adaptado de https://exame.abril.com.br/ciencia/atividade-fisica-de-baixa-intensidade-pode-prolongar-vida-de-idosos/

A prática de qualquer atividade física, para ser segura e trazer os benefícios esperados, principalmente na terceira idade, deve ser orientada por um profissional da Educação Física.

Escolha sempre uma atividade que te dê prazer!

Aqui no VIVACLUB você pode encontrar o que está procura, atividades leves e adequadas ao adulto/idoso... Entre em contato conosco pelo telefone (51) 3907-7444.

Estamos te esperando!!!


Nenhum comentário: