terça-feira, 15 de setembro de 2015

NÃO SÓ DE FRUTAS VIVE SUA DIETA!

Quando você vai ao Nutricionista é clássico ouvir esse profissional indicar o aumento no número de refeições diárias e o incremento de frutas na dieta. Muito comum também, é ele impor uma ou mais porções de frutas em cada lanche realizado – momento considerado perfeito para a ingestão delas. Você acha isso normal?

Para contextualizar a minha pergunta, proponho que pensemos na Natureza. Sim, a Natureza bela, milenar e sábia. Ela, a natureza, está dividida em quatro estações ao longo do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. E, para cada estação do ano, plantas nascem e plantas morrem. Algumas florescem exclusivamente na Primavera, enquanto outras tem o seu nascimento e vida unicamente durante o Inverno.

Isso é particularmente sábio pois, há cada estação a natureza se apresenta com os alimentos que o seu corpo necessita para aquele período.

Agora que é Primavera, por exemplo, é época de colher: Abacaxi Pérola, Banana Nanica, Laranja Lima, Laranja Pêra, Maçã Nacional, Acerola, Coco Verde, Jabuticaba, Manga, Maracujá, Melancia, Melão Amarelo e Pêssego Nacional.

Já no Inverno, período que a recém passou, as frutas colhidas foram:

Carambola, Kiwi Nacional, Mexerica, Tangerina Poncam, Pêra, Mamão Formosa e Morango.

Entretanto, as frutas não são nossa única fonte de Vitaminas. Devemos lembrar que existem dois grupos muito importantes de alimentos que complementam nossa alimentação, são as verduras e legumes. Apesar da mesa do brasileiro ser rica em feijão, arroz e carne bovina, precisamos atentar ao consumo desses ingredientes como suplementos de vitaminas para nosso corpo.

Para fonte de Vitamina A: Cenoura.

Para fonte de Vitamina E: Milho.
Para fonte de Vitamina C: Beterraba.
Para fonte de Vitamina B6: Batata.
Para fonte de Betacaroteno: Batata-doce.
Para fonte de Cálcio: Brócolis.
Para fonte de Ferro, Potássio e Ácido fólico: Couve
Para fonte de Vitamina D: Pimentão.
Para fonte de fibras: Vagem.

É importante manter uma alimentação não só saudável, como principalmente uma alimentação balanceada. O excesso de ingestão de Vitaminas também pode atrapalhar a absorção delas por nosso organismo.

Antes de mais nada, é importante ter o hábito de incrementar o almoço e jantar com muitas verduras e legumes. Procure ingerir legumes que contenham vitaminas e nutrientes diferentes das frutas que já estão incluídas na sua dieta alimentar.

Não come determinado legume? Sem problemas! Busque uma fruta que contenha a vitamina que você está perdendo deixando de comer ele. Não come fruta? Tão pouco é um problema, busque informação com um nutricionista para saber qual a quantidade de legumes e verduras que você deve ingerir para suprir a falta de determinada fruta!

É importante ressaltar que, para balancear uma dieta de acordo com as deficiências e farturas de suas necessidades vitamínicas é indispensável que você procure um médico nutricionista e que ele peça, antes de lhe indicar uma dieta, exames para que você tenha a certeza de quais são suas prioridades de reposição vitamínica.

Não tome remédios sem necessidade, toda a suplementação de vitaminas e nutrientes que o corpo necessita a natureza proporciona a cada nova estação!

Confira o calendário agrícola e organize sua "agenda alimentar". 


Autora: Jorgete Rain

Nenhum comentário: