quarta-feira, 21 de maio de 2014

O QUE COMER ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA


Uma alimentação balanceada está diretamente relacionada com um bom rendimento durante a prática da Atividade Física.

A disseminação de dietas com restrições a determinados grupos de alimentos ou dietas sem açúcar, sem glúten, sem lactose, postagens nas mídias sociais em busca da magreza a qualquer preço oferece grandes riscos à nossa saúde. Se de um lado temos o excesso de peso de mais de 60% da população Brasileira, no outro extremo está o crescimento dos transtornos alimentares (anorexia, bulimia, vigorexia, ortorexia entre outros).

Quanto maior a restrição alimentar maior o risco de compulsão.

É importante consumir carboidratos antes das aulas, pois são alimentos de digestão rápida que fornecem energia para os exercícios. 

Evite proteínas, que podem causar desconforto intestinal. Antes da aula você deve comer algo leve e em pouca quantidade. 

O ideal é comer no mínimo duas horas antes alimentos como granola, barra de cereais, pães integrais e frutas secas.

Não se pode praticar exercícios físicos em jejum,  o desempenho fica reduzido.

O desjejum ou lanche deve ser uma refeição rica em carboidratos, baixa em gordura e moderada em proteínas magras.

Para manter a hidratação: até quatro horas antes, ingerir 400ml de água. De uma a duas horas antes, em torno de 250ml de água.

Após o exercício:

A ingestão de carboidratos visa repor os estoques eliminados na prática. Depois da atividade física, devem ser utilizados carboidratos de fácil absorção como frutas, água de coco ou bebida esportiva. Entre as sugestões estão: sanduíche ou tapioca de queijo magro com peito peru; iogurte + fruta + aveia.

Para atingir um melhor resultado é fundamental ter equilíbrio na alimentação, praticar exercícios regularmente e reduzir o estresse do dia a dia.

Fonte: Adaptado de Eu Atleta e Revista do Pilates.


Nenhum comentário: