quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Prevenção de Quedas

Segundo especialistas há várias maneiras para reduzir o alarmante índice de quedas entre aqueles que já passaram dos 60 anos, principalmente as mulheres, as maiores vítimas. Um dos principais cuidados está na escolha do sapato correto.

Estatísticas recentes da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo apontam para um dado alarmante: quedas internam três idosos por hora em hospitais públicos em todo o Estado.

“Um dos maiores motivos de quedas em idosos é a falta de equilíbrio e a perda de massa muscular, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade”, explica Anderson Della Torre, geriatra e coordenador médico do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia.

Entre outros itens apontados como facilitadores de queda para os idosos estão o uso de medicamentos e, também, o próprio comportamento, principalmente dos mais ativos, que tendem a realizar muitas atividades dentro de casa.

Confira algumas outras dicas dos especialistas para evitar quedas dentro e fora de casa:


- Realizar atividades para reforço muscular e equilíbrio.
- Quando sofrer alguma queda procurar um médico imediatamente para investigar qual o motivo.
- Utilizar calçados fechados e que possam ser presos ao redor dos calcanhares.
- Em casa, retirar possíveis obstáculos como mesas de centro.
- Colocar os objetos mais utilizados no dia a dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance.
- Tomar cuidados para não utilizar tapetes em casa, principalmente no banheiro.
- Em caso de idosos que já tenham muita falta de equilíbrio, é recomendável que sejam instaladas adaptações como corrimãos, elevação dos vasos sanitários e barras de apoio.



Fonte: http://www.aterceiraidade.com/cuidado-com-idosos/e-possivel-prevenir-as-quedas/

No VIVACLUB você pode participar do "Coord's - Treinamento Funcional da Terceira Idade", atividade que desenvolve reforço muscular com bolas. Os exercícios trabalham equilíbrio, ritmo, mobilidade, percepção corporal e coordenação motora, o que além de melhorar a execução das atividades da vida diária, auxilia na prevenção de quedas.

Nenhum comentário: