Estatísticas recentes da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo apontam para um dado alarmante: quedas internam três idosos por hora em hospitais públicos em todo o Estado.
“Um dos maiores motivos de quedas em idosos é a falta de equilíbrio e a perda de massa muscular, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade”, explica Anderson Della Torre, geriatra e coordenador médico do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia.
Entre outros itens apontados como facilitadores de queda para os idosos estão o uso de medicamentos e, também, o próprio comportamento, principalmente dos mais ativos, que tendem a realizar muitas atividades dentro de casa.
Confira algumas outras dicas dos especialistas para evitar quedas dentro e fora de casa:
- Realizar atividades para reforço muscular e equilíbrio.
- Quando sofrer alguma queda procurar um médico imediatamente para investigar qual o motivo.
- Utilizar calçados fechados e que possam ser presos ao redor dos calcanhares.
- Em casa, retirar possíveis obstáculos como mesas de centro.
- Colocar os objetos mais utilizados no dia a dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance.
- Tomar cuidados para não utilizar tapetes em casa, principalmente no banheiro.
- Em caso de idosos que já tenham muita falta de equilíbrio, é recomendável que sejam instaladas adaptações como corrimãos, elevação dos vasos sanitários e barras de apoio.
Fonte: http://www.aterceiraidade.com/cuidado-com-idosos/e-possivel-prevenir-as-quedas/
No VIVACLUB você pode participar do "Coord's - Treinamento Funcional da Terceira Idade", atividade que desenvolve reforço muscular com bolas. Os exercícios trabalham equilíbrio, ritmo, mobilidade, percepção corporal e coordenação motora, o que além de melhorar a execução das atividades da vida diária, auxilia na prevenção de quedas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário