terça-feira, 9 de agosto de 2016

Nunca perdi uma amiga por ficar calada

Há algumas semanas, uma amiga que admiro e estimo muito me abraçou e me agradeceu dizendo: “obrigada por ter me ouvido”. Como eu sempre tive MUITA OPINIÃO e sempre deixei muito claro o que penso a respeito de, praticamente, tudo; fiquei perplexa com o agradecimento para a única vez que eu não expus meus pensamentos, para a única vez que eu SÓ OUVI.

Para mim, isso significou muito e veio de encontro com uma informação que eu já tinha, mas até então não estava pondo em prática: “Uma palavra mal dita, maldita é. É melhor ficar calado do que maldizer ou maldito ser.” Lanne Garcez. O pensamento de Lanne pode ser bem forte, porém eu acredito que traduz muito o que aprendi nessas últimas semanas. Ter cautela no falar muitas vezes é crucial para o bom convívio entre as pessoas.

Eu nunca perdi um amigo por ficar calada ou ser política, mas eu já arranjei brigas e desavenças por dizer o que eu penso, porque o que eu penso sobre determinado assunto vem da minha ótica, da minha visão de mundo. Tudo o que pensamos e sentimentos está relacionado com o que experenciamos e, óbvio, são fatos nossos, de cada um de nós, e de mais ninguém. Por isso, quando analisamos alguma informação que um amigo nos traz, sempre puxamos lembranças ou pensamentos da nossa cabeça para nos aproximarmos da história que está sendo contada e dar nossa opinião sobre o fato.


Agora, será que o nosso amigo realmente precisa de nossa opinião? Somos pessoas com experiências e sentimentos que nos transformam em seres únicos e nos diferenciam um dos outros. Devemos realmente expor o que sentimos e o que pensamos a todos a nossa volta? Ou será que, guardando alguns pensamentos e julgamentos para nós mesmos, nós não teríamos a oportunidade de experenciar novas situações com esses amigos? Afinal, as novas experiências vêm quando conseguimos nos libertar de nossos julgamentos e experiências antigas e nos permitimos viver novas situações!



O silêncio nunca vai te trair, o silêncio nunca será mal interpretado se vier acompanhado de um sorriso no rosto e um olhar carinhoso, o silêncio preservará a sua imagem e lhe fará parecer inteligente, pois não é mal interpretado como muitas palavras o são.

O silêncio é a única resposta que devemos dar aos todos, pois onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.

O silêncio também pode expressar muito quando a tua alma está repleta de felicidade ou tristeza. Não há palavras para traduzir todos os sentimentos e a imensidão deles. Pensando assim, pense ou, melhor ainda, conte até 10 antes de falar algo que depois você vai se arrepender, algo que pode ser mal interpretado por quem está ouvindo e que pode passar a imagem de que você é uma pessoa burra, mal-educada, egoísta ou arrogante. Lembre-se sempre que “um sorriso pode resolver vários problemas, já o silêncio pode evitar outros tantos”.

Que todos nós consigamos experienciar novos momentos lindos com nossos amigos e nos permitamos enxergar o novo, mudar algumas atitudes para crescer e evoluir sempre. Pois não há tempo em que não possamos evoluir e sermos mais AMOR.


Texto: Jorgete Rain
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário