quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Caminhar ajuda a manter a memória saudável



Já que a OFICINA CEREBRAL está de férias, vamos manter o cérebro ativo - FAÇA CAMINHADAS!


Veja quais são os benefícios que 30 minutos de caminhada trazem para quem já passou dos 50

Uma coisa é certa: é hora de começar a se exercitar. Quem já passou dos 50 anos, deve colocar a atividade física como uma das prioridades na vida, só não pode começar sem procurar um médico.

– Geralmente, quem é sedentário começa a se exercitar por indicação médica. Procura um especialista em função de uma patologia e começa a caminhar ou correr sem orientação. Isso é muito perigoso – diz a educadora física Camila Gomes Kot.

A caminhada é sempre a melhor amiga de quem está começando um novo exercício aeróbico. Ela faz parte da preparação para atividades que, com acompanhamento, podem exigir mais do corpo.

– Mesmo que a pessoa tenha sido sedentária a vida toda, ela pode se tornar um atleta, mas isso requer tempo e planejamento.

Kot aponta que se o corpo corresponder à caminhada e evoluir, em um mês uma pessoa saudável pode passar para a corrida.

Para quem quer começar a investir na caminhada, a zona de conforto não é o lugar mais indicado para ficar.

– Uma boa caminhada exige resposta do organismo: ele cansa, a pessoa fica ofegante. Mas isso é extremamente benéfico para o coração.

A caminhada pode trazer benefícios, além de físicos, cognitivos. Dedicar 30 minutos diariamente para o exercício pode fazer com que o processo de envelhecimento seja mais lento. Caminha faz com que o fluxo sanguíneo melhore e isso estimula e protege o cérebro de doenças como o Alzheimer, diz um estudo feito pela a Universidade de Pittsburgh. A pesquisa também mostrou que quem colocou a caminhada na rotina evitou a perda de memória.

Para os pesquisadores, andar 15 quilômetros por semana serve também como exercícios neurológico. Isso significa caminha 3 quilômetros cinco vezes na semana.

– Mas a caminhada deve ser contínua, não é ao longo do dia – lembra a professora

Fonte: ZH MELHOR IDADE - Clicrbs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário