quarta-feira, 19 de agosto de 2015

VITAMINA D: Onde conseguir e Qual a sua Importância?

Matéria do Programa Fantástico[1] deste último domingo, 16 de Agosto, a Vitamina D já é matéria corriqueira quando o assunto é “Reposição Vitamínica”.

Na figura ilustrativa abaixo, o Médico Reumatologista Cristiano Zerbini[2] relata de maneira muito sucinta onde conseguir a Vitamina D, quais os benefícios da Vitamina D e os sintomas da falta da Vitamina D no organismo.


Além de ajudar a prender o cálcio no organismo e prevenir a Osteoporose, a Vitamina D tem uma grande lista de benefícios. Listamos alguns deles aqui para vocês:

Protege o coração: A vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Ela também influencia na produção de um hormônio regulador da pressão arterial: a renina. Em pesquisa feita pelo Harvard School of Public Health observou-se que os homens com deficiência de Vitamina D no organismo possuíam duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco. 


Boa para os músculos: A vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência aumenta o risco de quedas e fraturas. A Universidade de Zurique, em pesquisa, atribuiu que o consumo de vitamina D pode diminuir o risco de quedas em 19% em pessoas acima de 65 anos. 

Fortalece os ossos: A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pesquisa realizada pela Universidade de Zurique em pessoas acima dos 65 anos observou que a suplementação de vitamina D reduz em 20% o risco de fraturas no quadril. 


Tratamento de doenças autoimunes: A Vitamina D é um “imunoreguloador” e o tratamento de doenças autoimunes com esta vitamina é algo já reconhecido por muitos grupos médicos. As doenças autoimunes tratadas com altas doses desta vitamina são: esclerose múltipla e artrite reumatoide. Em um estudo recente publicado no Journal of The American Medical Association, constatou-se que o consumo de suplementos de vitamina D está associado ao menor risco de esclerose múltipla. 




Previne e ajuda no tratamento do câncer: A Vitamina D participa do processo de diferenciação celular, que mantém cada célula como ela é. Mantém as células cardíacas como células cardíacas, as da pele como da pele, etc. Desta maneira, ela evita que as células se tornem cancerígenas. De acordo com o National Cancer Institute, há diversos estudos que apontam que a vitamina D é uma aliada no tratamento do câncer, especialmente do colo retal, de próstata e do seio e a sua falta favorece o aparecimento de mais de 17 tipos de câncer. 


Previne gripe e resfriado: A Vitamina D previne contra doenças respiratórios, gripes e resfriados. Adultos com menores quantidades de vitamina D contraem mais resfriados e problemas no trato respiratório. 


Agora, engana-se quem acredita que a Vitamina D é conseguida somente pela exposição Solar ou em forma de cápsulas ministradas pelos médicos. Em menor quantidade, cerca de 10% conforme o Doutor Cristiano, ela está em vários alimentos de origem animal – conforme figura abaixo:




Fonte: Site Saúde dica.

O VIVACLUB adverte: Não tome suplementos vitamínicos sem prescrição médica e, sem que o seu Médico tenha pedido exames de sangue que comprovem a necessidade dessa suplementação!

Atividades ao ar livre devem ser SEMPRE realizadas com PROTEÇÃO SOLAR. 


[1] Programa exibido pela Rede Globo de Televisão semanalmente aos domingos a partir das 21 horas (horário de Brasília).
[2] Site para encontrar mais informações sobre o Reumatologista e seus estudos
.


Autora: Jorgete Rain

Nenhum comentário: