quarta-feira, 26 de março de 2014

DIA DO CACAU - 26/03


Hoje é o dia do CACAU!!

Se a primeira coisa que te veio à cabeça ao ler cacau foi o chocolate, pode se animar porque além de delicioso ele traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, atenção, essas vantagens estão relacionadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não tem essa ação porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é alta.

O Cacau reduz a ansiedade, combate a depressão e dá sensação de bem-estar, além de possuir substâncias que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso.

Ele estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas. Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, o cacau é “um dos melhores alimentos com impacto no humor, essencial para a produção de serotonina, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental melhorando o quadro de depressão”.Se a primeira coisa que te veio à cabeça ao ler cacau foi o chocolate, pode se animar porque além de delicioso ele traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, atenção, essas vantagens estão relacionadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não tem essa ação porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é alta.

Por ser rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso. “Portanto, esse nutriente pode auxiliar no funcionamento desse sistema como um todo, o que pode reduzir a exacerbação de muitos sintomas da depressão”, explica Gabriela Paschoal.

O cacau também concentra outras substâncias, como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina. Juntos, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, a combater a depressão e a reduzir a ansiedade. 

Quer mais? Então experimente o delicioso Mousse de Cacau, sugerido pelo site VivaSaúde que será publicada nesta sexta-feira. Até lá!!!

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/os-beneficios-do-cacau/517/

Nenhum comentário: