segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como competir como as tecnologias para incentivar os seus netos a ler?

Como competir como as tecnologias para incentivar os netos a ler

O site http://www.aterceiraidade.com/casa-e-familia/incentivar-netos-a-lerem/, publicou este pequeno, porém, adequado texto aos nossos dias tecnológicos. 

Veja:

As crianças do século XXI crescem cercadas de equipamentos tecnológicos, como câmeras digitais, celulares, videogames, tablets, computadores e até mesmo a própria televisão. E devido a esse contato com a tecnologia, muitas delas acabam perdendo o interesse pela leitura de livros. Mas, o que fazer para incentivar o hábito de ler nos pequenos?

Simples, basta tornar os livros mais atraentes. Não entendeu? Pois bem, normalmente a criança é inserida no mundo da leitura quando está na faixa etária de cinco anos, entretanto, o ideal é que ela crie um vínculo com os livros o quanto antes. Ou seja, não é necessário que o pequeno seja alfabetizado para criar paixão pelas páginas de um livro, o ideal é que os responsáveis ou familiares passem algum tempo lendo para criança.

Uma dica para encantar os netos com os livros é optar por aqueles que tenham diversas ilustrações para estimular o imaginário ou despertar a curiosidade sobre a história através de uma pequena representação. Nesse caso, use objetos, roupas, fantasias, fantoches e demais acessórios que possam te auxiliar durante a narrativa. Ler no momento em que a criança está deitada para dormir também é uma ótima alternativa, pois faz com que o pequeno crie uma expectativa a respeito do que poderá acontecer com a história no dia seguinte.

Veja algumas dicas para estimular a leitura nos pequenos:
  • A principio dê preferência para livros curtos, com menos de 200 páginas para que a criança crie uma ligação com o livro. Depois, aos poucos, inclua histórias maiores no cotidiano;
  • Uma maneira de estimular o interesse é incentivando a leitura de sagas como Percy Jackson, de Rick Riordan, Harry Potter, de J.K. Rowling, As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis e Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Isso porque desperta o interesse da criança ler o próximo volume;
  • Tenha livros e revistas para leitura, especialmente as publicações de notícias semanais, em determinados pontos da casa, como na sala, nos quartos ou na área de estudo;
  • Ao invés de presentear a criança com brinquedos ou aparelhos tecnológicos, traga livros como presente;
  • Descubra quais são os tipos de histórias que as crianças criam um maior interesse e invista nela. Aos poucos, inclua outros tipos de leitura para que elas também aprendam a gostar;
  • Invista em atividades que tenham relações com livros, como festas temáticas em histórias infantis ou sagas infanto-juvenis.
Gostou das dicas? Então, não perca tempo e comece a contar uma boa história para os seus netos!


É triste ver que cada vez mais, as crianças trocam os livros por tablets, smartphones, tv e computadores. Vamos incentivar a leitura dos pequenos, afinal, eles são o conhecido "futuro da nação". Os livros estimulam a criatividade, agregam palavras ao vocabulário e proporcionam momentos de prazer e satisfação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário