sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Conheça os melhores exercícios anaeróbicos para idosos - ENTREVISTA PROF. RAFAEL SOARES PARA O SITE VIVO MAIS SAUDÁVEL

Conheça os melhores exercícios anaeróbicos para idosos: Fortalecer a musculatura é ainda mais importante na terceira idade.

Exercícios anaeróbicos são indicados para todas as idades, pois servem para ganhar força e resistência muscular. Porém, como alguns exigem alto índice de esforço, a prática na terceira idade deve ser adaptada e respeitar as limitações físicas e de saúde dos idosos.

Assim como os cuidados, a importância desses exercícios na terceira idade é redobrada. Os mais velhos perdem densidade muscular naturalmente com o passar dos anos, o que prejudica a mobilidade das articulações e limita os movimentos. Com as atividades certas, porém, eles conquistam mais qualidade de vida e bem-estar.
idosa fazendo exercícios anaeróbicos
Os exercícios podem ser feitos em aparelhos de academia. Foto: iStock, Getty Images


Exercícios anaeróbicos mais indicados

Os exercícios anaeróbicos têm como objetivo desenvolver força e crescimento muscular, além de estimular a resistência, a densidade dos ossos e a flexibilidade das articulações. Eles podem ser do tipo lento - como é o caso dos aparelhos de musculação, da ginástica localizada, do pilates e da yoga - ou de velocidade, como corrida e natação.

Para o Professor de Educação Física Especialista em Terceira Idade Rafael Soares, o pilates é um dos exercícios anaeróbicos mais indicados para os idosos.

“Os exercícios do pilates se apresentam num ciclo, começando por concentração, atenção e cuidado na execução, o que garante uma prática impecável e livre de erros. A velocidade lenta na execução também evita o erro e aumenta a precisão do local no corpo que precisa ser trabalhado ou reabilitado”, explica.

O Professor de Educação Física ainda destaca que, realizando um ciclo adequado e de forma correta, o idoso faz os exercícios dentro de uma linha confortável e não no limite físico, o que pode provocar dores após a atividade ou até mesmo contusões. Além disso, também se indica a prática para indivíduos sedentários.

Com o passar dos anos e a chegada da terceira idade, o corpo vai perdendo naturalmente a densidade muscular e óssea, causando limitações nos movimentos e na mobilidade. As funções dos exercícios anaeróbicos são estimular a resistência, a densidade muscular e dos ossos e a flexibilidade, recuperando um pouco do que foi perdido e retardando os efeitos da idade.

Com isso, as atividades proporcionam uma manutenção dos músculos, ossos, ligamentos e articulações, trazendo diversas melhorias para o idoso. “O principal fator certamente é o fortalecimento da musculatura do corpo, consequentemente melhorando postura, flexibilidade e consciência corporal, aliviando o estresse tanto físico como mental”, completa Rafael.
Cuidados e contraindicações

Os cuidados para praticar exercícios anaeróbicos na terceira idade são basicamente os mesmos de qualquer tipo de atividade física. O idoso deve passar antes por uma avaliação física e de saúde para identificar as limitações que devem ser respeitadas durante a execução dos movimentos.

Rafael ainda lembra que os exercícios devem ser realizados dentro de uma margem confortável para evitar qualquer problema. “Pessoas não medicadas com problemas cardíacos, problemas de pressão, ferimento exposto, câncer ou com proibição médica devem evitar”. Ele indica que o ideal é a prática com turmas pequenas e profissional especializado.

Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/terceira-idade/conheca-os-melhores-exercicios-anaerobicos-para-idosos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário