quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EGOISMO E PRESUNÇÃO NÃO CONSTROEM BONS RELACIONAMENTOS

Egoísmo é um substantivo que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades.
A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo, é adjetivada de egoísta.

Na psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismo.

O egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo que, quando exagerado, torna-se uma paranoia.


A relação do egoísta com aquilo que ele almeja é inversamente proporcional ao desejo dele. Pois, o bem-estar está ligado com o querer bem. 
Se você se importa com o outro, você quer que ele esteja bem, você abdica de algo que você muito deseja em benefício desse alguém.
Quanto mais você se doa em uma relação e se mostra aberto às necessidades do outro, mais essa pessoa estará disponível também para as suas necessidades (ou não). Ambos, estando dispostos a enxergar o outro tanto quanto a si próprio, terão a sorte de se encontrar em um relacionamento saudável!


Essa referência não é para amor entre casais, é para qualquer relacionamento. Pais e filhos, amigos, clientes e prestadores de serviços, professores e alunos, enfim, uma infinidade de pessoas que mantêm relacionamentos entre si e que, muitas vezes, não percebem porque o seu objeto de desejo ou as pessoas que elas queriam que estivessem ao seu lado, não estão. 
Se você não pode dar algo a alguém que você ama, pense que outras pessoas podem dar e, privá-las de manter relações saudáveis com outras pessoas é um total excesso de egoísmo.


Permita que os outros se importem com você e se permita se colocar no lugar do outro ao invés de exigir o que você acredita ser seu direito. Perguntar, trocar amor faz muito bem e mantêm pessoas que podem dar, fornecer e trocar amor, conhecimentos e informações que lhe farão crescer como pessoa.
Ficar estagnado, culpando os outros por aquilo que você não pode ter é egoísmo e presunção. Fará mal para você e para o outro. Quanto mais caridade, maior ganhos todos terão.

Autora: Jorgete Rain

Frenquentemente vemos e ouvimos relatos de egoísmo e ciúmes entre filhos de idosos.

É preciso respeitar as necessidades do idoso, não criar um estresse desnecessário, por motivos tão banais.

Cuide do seu velho! Ame-o com todo o seu amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário