quarta-feira, 2 de julho de 2014

10 dicas para um envelhecimento saudavel

Dicas para um envelhecimento saudável


– Pratique atividades físicas: os exercícios dão mais disposição e vigor físico, melhoram a concentração e diminuem os riscos de obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol alto e osteoporose.

– Alimente-se bem: consuma fibras, grãos, vegetais e frutas. Coma variadamente e não em quantidade. Evite comidas muito açucaradas. O churrasco e a macarronada de domingo não precisam ser esquecidos, mas é importante alimentar-se com disciplina.

– Beba água: o ideal é beber de 8 a 10 copos de 200 ml ou 2 litros por dia. A água pode ser substituída por outros líquidos, como sucos e chás. Evite os refrigerantes.

– Exercite o cérebro: leia; assista a filmes; jogue baralho, dominó; faça palavras cruzadas. Realizar atividades artísticas e aprender outras línguas também estimulam o cérebro. A doutora Maria Cecília Rio Nobre completa que a coreografia da dança, por exemplo, ativa o raciocínio e a memória.

– Durma bem: o cérebro “organiza” as ideias durante o sono.

– Vá regularmente ao médico: investir em prevenção é essencial para uma vida mais saudável.

– Evite o consumo de bebida alcoólica e uso de tabaco: duas taças de vinho por dia podem ser benéficas para a saúde, pois a uva tem flavonoides que diminuem os radicais livres - elementos que causam a morte celular. Mas é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação. Substâncias presentes no cigarro, cachimbo ou charuto também matam as células a médio prazo.

– Evite o estresse: preocupação, tensão e pessimismo aumentam os níveis de cortisol no organismo. O cortisol pode levar à hipertensão, doenças cardiológicas, colesterol e diabetes. A espiritualidade também é importante. Ter fé ajuda as pessoas a serem mais otimistas.



FONTE: http://www.decaracomamaturidade.com.br/page_saudeView.php?MATERIA_ID=283&SUBCATEGORIA_ID=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário