quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dicas Para Uma Memória Saudável

Hábitos, padrões de comportamento, rotina, mesmice…ah! Que bom que é ano novo! Vida nova! É como se num passe de mágica tudo ficasse diferente, não é assim?

Não! Não é assim… basta todos os indícios de festa de fim de ano sumirem do mapa, todas as comidas consumidas e todas as permissões obrigatoriamente finalizadas pela missão diária que nos chama para cairmos na realidade das situações, problemas, contas, agenda, relacionamentos, etc.

E o negativo dessa história é que uma rotina maçante, vazia ou sobrecarregada tira o prazer de viver de qualquer um. É aí que a memória corre risco de ficar preguiçosa, enfastiada, lenta, fraca. Claro! Os neurônios enjoam de receberem sempre os mesmos estímulos de novo e de novo até que eles causam uma revolução e fazem greve!

Então, compartilho 8 dicas para uma memória saudável e uma vida mais feliz:

PENSE DIFERENTE – pensamento é semente para a ação. De acordo com as sementes são os frutos! Adiantar querer fazer algo diferente pensando do mesmo jeito de antes? Reavalie seu modo de pensar!

FIXE UMA META – metas oferecem propósito para as ações. De acordo com a meta serão suas atividades. Para isso tenha uma meta clara, possível de se alcançar e que tem haver com você. Em seguida faça um contrato pessoal e mantenha a determinação. Visualize o caminho que possivelmente deverá seguir até alcançar seus objetivos. O nome disso é PLANEJAMENTO.

FAÇA UM PLANEJAMENTO – quando a meta é pautada com seriedade, um planejamento deve ser feito afim de visualizarmos os recursos necessários, os desafios, as possibilidades e até mesmo os imprevistos. Estas ferramentas que fazem parte do planejamento são seus aliados para alcançar sua meta. Não viva de forma aleatória. Planeje!

ENCONTRE UM SENTIDO – somos seres conscientes e portanto é de extrema importância deixar a consciência participar de tudo o que se faz. Viver sem saber por que e pra quê não nos motiva. Faça um empenho e exercite sua consciência compreendendo a razão de suas ações e encontrado, sempre que possível, utilidade nelas.

PASSADO É PASSADO – há frase simples e mais verdadeira do que essa? Agarrar-se em algo que já passou só porque não conhece outra coisa é o maior atraso de vida! Solte sua história para ter liberdade de escrever um final feliz pra você.

GOSTE DE NOVIDADES – ou seja, desenvolva um pouco mais sua curiosidade revelando o prazer por descobrir coisas diferentes. Experimente o fresco que as novidades podem lhe trazer e se aventure fazendo sua energia circular enquanto descobre suas habilidades, lidando com coisas que jamais pensou experimentar.

MANTENHA O OTIMISMO – isso gera soluções nos momentos de crise e pode até mesmo salvar vidas!

TENHA UM CARDÁPIO FLEXÍVEL E VARIADO DE ATIVIDADES – crie uma espécie de agenda semanal e mantenha a rotina desta agenda, sempre com espaço para substituir atividades que sobrecarregam ou incluir novas coisas. Ou seja, tenha uma agenda rica em atividades mas flexível às suas condições!

Fonte: http://www.aterceiraidade.com/diversos/mudancas-de-habitos-8-dicas-para-uma-memoria-saudavel-e-uma-vida-feliz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário