terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Exercite-se Até Na Praia!

A chegada da estação mais aguardada do ano vem acompanhada do desejo de fugir do caos da cidade grande para aproveitar o que de melhor o verão pode oferecer: o sol!

É tempo de descansar e relaxar, mas nada de descuidar da saúde e do corpo!


Se um dos destinos preferidos para passas as férias é a praia, que tal usá-la como local de prática de atividades físicas?

Entretanto, qualquer atividade realizada sob o sol demanda atenção redobrada. A dermatologista Dra. Anamaria Facina explica que, para se proteger do câncer de pele, o uso do filtro solar é indispensável. No caso da prática esportiva, principalmente atividades mais intensas ou próximas ao mar, é preciso acertar na escolha do protetor. Uma dica é apostar nos filtros físicos, mais espessos e de melhor fixação, e não deixar de reaplicar o produto periodicamente.

Outra questão fundamental é a hidratação correta antes, durante e depois do exercício. Para que o organismo não sofra com o calor intenso, é indicada a ingestão de 500 ml de água antes mesmo de iniciar a atividade. Durante o treino, o ideal é repor a perda de líquidos a cada 15 ou 20 minutos, consumindo uma média de 150 ml a 200 ml. Se a prática durar mais de umas hora, beber apenas água não é suficiente: após esse tempo, o melhor é recorrer aos isotônicos, que fornecem sais minerais e carboidratos. A água de coco é ótima opção de isotônico natural, principalmente na praia!

A seguir, Viviane Marques, professora de educação física da Academia Contours, dá duas dicas de exercícios para serem realizados à beira-mar. Você perde calorias, define o corpo e ainda se diverte! Confira:

Caminhada ou corrida na areia fofa - provoca menos impacto e pode ser mais eficiente do que praticar as mesmas atividades na esteira. Preste atenção nas articulações do joelho, pois elas são as mais forçadas quando se pratica nesse terreno. Se o exercício for feito em areia dura, prefira usar tênis.

Ciclismo - estimula o sistema cardiorrespiratório e trabalha bastante os membros inferiores. Além disso, pedalar na praia enquanto aproveita o visual é um estímulo a mais para a prática de exercícios.

Fonte: http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/cuidados-durante-atividades-fisicas-no-verao/



Nenhum comentário:

Postar um comentário