quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dicas Para Um Sono de Qualidade


Um sono de qualidade contribui para uma vida mais longa e saudável. Dormir é essencial para a manutenção do corpo e da mente, pois regula funções vitais no organismo. Um sono profundo, somado a outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boa alimentação, colabora para que o indivíduo alcance uma expectativa de vida maior.

 A fisioterapeuta especialista em Medicina do Sono, Carolina de Oliveira, ressalta que é indispensável o cuidado diário com a postura e adoção de medidas saudáveis para dormir, a fim de evitar dores e problemas estruturais.


Confira abaixo algumas dicas da fisioterapeuta:


Ao levantar da cama
O idoso deve virar as pernas para o lado em que pretende levantar, apoiar os braços na cama e erguer o tronco. Em casos de repouso na cama por longos períodos é recomendado que mude sempre de posição e seja orientado e incentivado para tal, evitando assim um atrofiamento e o surgimento de úlceras de decúbito.


Condições favoráveis para a qualidade do sono
O travesseiro, o colchão e até mesmo a temperatura do ambiente contribuem para um sono renovador. Portanto, na hora de dormir, o idoso deve, preferencialmente, dormir de lado e utilizar um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco. Isso facilita a circulação sanguínea e permite que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.


Ao sentar
Deve-se apoiar os braços e se aproximar bastante do assento até encostar a parte de trás do joelho. Em seguida, apoiar as mãos nos braços do assento e inclinar-se para frente, flexionando o joelho até sentar. O encosto do assento deve acomodar a coluna, e os pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte.


Ir para cama somente quando tiver sono
O sono no idoso é mais fragmentado e menos profundo, sendo menos concentrado à noite e mais disperso no dia, por conta do ritmo biológico. É importante evitar assistir televisão ou ler um livro deitado, e evitar tomar chás e cafés, pois funcionam como estimulante. É muito importante manter a disciplina e tentar dormir sempre na mesma hora.

Evite ficar encurvado
Recomendamos manter a postura firme. Para não ficar encurvado, o idoso deve deixar os pés um pouco mais afastados e posicionar o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.


http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/conheca-alguns-cuidados-para-um-sono-de-qualidade-na-terceira-idade-4283215.html

Nenhum comentário: