quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quedas Podem Diminuir Com Exercício

 Na terceira idade, um simples desequilíbrio é capaz de causar prejuízos sérios à saúde. Fortalecimento muscular traz mais estabilidade e segurança.

A quantidade de idosos internados com fraturas causadas por quedas cresce de forma alarmante. Um simples desequilíbrio pode causar sérios prejuízos à qualidade de vida daqueles que têm mais de 60 anos e, nos casos mais graves, o acidente pode até levá-los à morte.

 A perda de massa muscular, a redução da flexibilidade, da força, da resistência e da mobilidade, além da limitação da capacidade de coordenação e do controle do equilíbrio corporal, podem acarretar quedas frequentes.

Além das mudanças naturais que ocorrem com o aumento da idade, algumas doenças também potencializam os riscos de acidentes. O infarto, a labirintite, a insuficiência cardíaca, doenças neurológicas, hipotensão postural, AVCs, diabetes, entre outras, também são causas recorrentes.

Muitas doenças degenerativas comuns na velhice são agravadas pela diminuição das atividades físicas. 
Independentemente do motivo, os acidentes podem ser evitados com o aumento do equilíbrio e o fortalecimento da musculatura através da prática regular de exercícios físicos, que são capazes de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, mesmo no caso daqueles que sofrem de doenças crônicas.

- Além dos benefícios para a mobilidade e equilíbrio, a atividade física moderada auxilia no controle e prevenção de doenças, como diabetes, problemas posturais, doenças cardíacas e pulmonares - ensina a fisiologista Laina.

- A inatividade representa um sério problema, pois a falta de atividade física faz acelerar a perda das massas muscular e óssea, criando um círculo vicioso - revela Turibio, fisiologista.



Fonte: globoesporte.globo.com - Principal causa de morte entre idosos, quedas podem diminuir com exercício - 24/06/2013 08h15

Nenhum comentário: