sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Quatro dicas da Dra. Ana Escobar para quem tem insônia:

1. Prepare sua noite de sono durante o dia. Isso significa que a alimentação ao longo do dia é muito importante para um sono mais tranquilo. Comece evitando cafeína: café, chá mate, chocolates e alguns refrigerantes. Muitas pessoas são mais sensíveis ao estímulo da cafeína. Coma leve no jantar: evite frituras e não coma demais, a ponto de ficar com aquela sensação de estar “estufado”. Meia hora antes de dormir tome um copo de leite morno ou uma xícara de chá de camomila, erva doce ou erva cidreira. Faça isso todos os dias.

2. Pratique regularmente exercícios físicos. Os exercícios aliviam o estresse e ativam a circulação, promovendo o melhor funcionamento de todas as células, órgãos e sistemas. O corpo relaxa muito mais quando está em forma! Mas atenção ao horário! Não pratique exercícios vigorosos 4 horas antes de dormir, pois aí, o efeito é contrário e atrapalha o relaxamento.

3. Na hora de dormir procure se deitar sempre no mesmo horário. Estabeleça uma rotina e a siga todos os dias: depois do jantar, nada de pensar em problemas ou nos milhões de coisas que você deve fazer no dia seguinte. Uma boa dica é anotar o que você vai fazer e deixar a lista perto de você. Você não se esquecerá de nada e a sua preocupação diminuirá. Ai é só imaginar que seu dia seguinte está no papel e não em você, atormentando seus pensamentos. Tome um banho morno ou quente. Assista filmes ou programas relaxantes. Nada de muito suspense ou tensão. Leia um livro, ouça música. Relaxeeeeeeee. Pronto! Você está no ponto de dormir.

4. Acordou de madrugada? Não consegue mais dormir de novo? Faça assim: certifique-se de que barulho, calor ou frio não estejam interferindo no seu sono. Fique na cama, de olhos fechados, pensando em algo bem agradável e tranquilo. Relaxe os pensamentos e o corpo. Não dormiu em quarenta minutos? Então não insista! Não adianta ficar irritado nem virando de um lado para o outro. Levante-se, sente-se no sofá e comece a ler um livro, ouvir uma música ou fazer algo que relaxe a cabeça. Aí é bem possível que seu sono venha te visitar de novo. Deixe ele entrar, volte para a cama e aproveite seu descanso!
Relaxe e sonhe! Sempre é bom! Dormindo ou ... acordado!

Bom sono depois dessas dicas! 

Postar um comentário