quarta-feira, 11 de julho de 2012

DICAS PARA EVITAR A GRIPE H1N1


Bom dia amigos!

Hoje compartilho um texto do Dr. Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiróidica e cardíaca.

As únicas vias de acesso para o vírus da gripe, são os narinas, a boca e a garganta. Quando uma epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contacto com a gripe A (H1N1). Contudo, o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a tomar para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais (porque será? Por ser barato demais e não haver lucros a nível comercial?).

Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evitar, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, fazer gargarejos com água morna salgada. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpar as narinas com a água quente salgada. Assoar-se com vigor em seguida, e, com uma cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água quente salgada, passar em seguida nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus.

5. Reforçar o nosso sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina “C”. Se a vitamina “C” for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegurar-se de que contêm igualmente Zinco a fim de acelerar a absorção.

6. Beber tanto quanto possível bebidas quentes (chá, café, infusões, etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que poderiam encontrar-se depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, evitando assim a sua proliferação ou qualquer outro prejuízo. Haveria grandes vantagens em fazer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível; pois só lhe podem é prestar serviço, ajudando a combater esta gripe.

As dicas espalhadas pela prefeitura de Curitiba também são úteis:


PREVENÇÃO NUNCA É DEMAIS! CUIDE-SE E TENHA UM BOM DIA!!


Nenhum comentário: