quarta-feira, 7 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

É inspirador ver a sensibilização de grande parte das mulheres durante o mês de Outubro para com o movimento popular Outubro Rosa. Ele alcançou o Mundo de uma forma muito bonita, elegante e feminina, motivando e unindo mulheres em torno da conscientização e mobilização pela saúde da mulher. Hoje, a cor rosa e o laço rosa tornaram-se leituras visuais desse movimento e são compreendidas em qualquer lugar no mundo.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa tem seu nome devido a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O surgimento desse movimento remonta a vários acontecimentos isolados e sucessivos ocorridos nos EUA.

Lá, vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, com a aprovação de uma Lei que determinava que o mês de Outubro seria o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, o Congresso Americano iniciou, sem querer, esse movimento.

Um dos eventos mais marcantes para a história do Outubro Rosa ocorreu quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde esse ano até os dias de hoje, a corrida continua sendo promovida anualmente na cidade.

Em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando de Outubro Rosa todas as ações relacionadas com a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como: corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), entre outras ações.

No Brasil, a iniciativa chegou em 2002, através da iluminação em tons de rosa de construções famosas para chamar atenção para o problema. Hoje em dia, o mês de outubro no Brasil é repleto de ações preventivas e de arrecadação de dinheiro para mulheres com câncer de mama. Aqui em Porto Alegre, também temos uma programação!

Tudo começa com a já famosa Caminhada das Vitoriosas

Ocorrida neste domingo, dia 04, o evento teve como objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama através do autoexame e da realização de mamografia. A caminhada começou às 10h, no Parque Moinhos de Vento, e o encerramento se deu em torno das 12h, na Redenção. Para o evento foram confeccionadas camisetas oficiais, que tiveram o custo de R$ 20 (revertido para a causa, claro, direto para o IMAMA).

Também temos a Regata Outubro Rosa

É um evento que ocorrerá no sábado, dia 17, na Federação de Remo e atletas do esporte do Rio Grande do Sul, eles irão realizar provas festivas em comemoração ao movimento Outubro Rosa e será mais uma forma de divulgar as formas de prevenção da doença. O evento vai contar com desfiles de barcos femininos e todas as atletas participantes receberão uma medalha personalizada. As provas acontecem na Ilha do Pavão.

Abaixo deixamos um dos vídeos mais bacanas que recebemos neste ano, trata-se de um vídeo divulgado pelo SESC Brasil no canal Youtube no dia 10 de outubro de 2014, sim, no ano passado!

Além de ser super fofo, ele é muito educativo e explicativo. Não deixe de assistir, divulgar e se cuidar!

VÍDEO EDUCATIVO - Clique no link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=0J_lnUzCqdo

FONTE: www.komen.org; www.pink-october.org



Nenhum comentário: