sexta-feira, 11 de setembro de 2015

É POSSÍVEL FAZER UMA HORTA EM MEU APARTAMENTO?

Para se manter uma alimentação saudável, nada melhor do que consumir alimentos in natura, não industrializados e sem o uso de agrotóxicos. Para incentivar você a começar uma alimentação com mais temperos, sabor e aroma, escrevemos este post para demonstrar como é fácil iniciar, mesmo que morando em apartamento, uma pequena horta com alguns temperos fáceis de plantar e cuidar que encherão sua alimentação de saúde!

Sua horta pode ser disposta onde você tiver mais espaço. Particularmente, indicaremos a cozinha ou área de serviço. Um local com acesso à luz, porém que não pegue o sol direto da tarde ou do meio-dia. Preferencialmente, as plantas por serem delicadas, se adaptam melhor com o sol da manhã. Mas se não tiver como dispô-las viradas para ele em seu apartamento, basta não colocá-las diretamente na janela.

Para apartamentos pequenos, segue abaixo uma ideia de horta vertical. Lembrando que também podemos ver uma horta vertical no Programa da Ana Maria Braga!




Se você tiver mais espaço, uma varanda ou uma sacada, outra ideia é colocar as plantas em vasos. Assim, cada tempero terá o seu próprio vaso individual, como abaixo:

Agora, o material essencial para começar é:

1. Vaso cerâmico (altura de 30 cm para plantas que precisam de maior profundidade como capim cidreira, manjericão, alecrim, sálvia, pimenta) ou

2. Jardineira plástica (altura de 15 cm para plantas rasteiras como salsinha, coentro, cebolinha, orégano)

3. Mudas orgânicas

4. Pá

5. Terra orgânica

6. Pedra

Alguns indicarão colocar argila e manta bidin, entretanto, o básico para começar são esses itens. Você pode fazer algo bem mais incrementado colocando a argila e a manta para escoamento e manutenção de nutrientes na terra.

Dica importante: O vaso ou a Jardineira plástica devem ter vários furos para promover o escoamento da água!

Com todos os itens na mão, comece colocando as pedras no fundo do Vaso ou Jardineira. Uma camada ocupando o tamanho de ¼ mais ou menos do recipiente.

Depois, coloque no outro ¼ do Vaso ou Jardineira a terra.

Distribua as Mudas.

Coloque, nos restantes 2/4 do recipiente, a terra para ocupar o espaço e deixar todo o “torrão da planta” para baixo da terra.

Uma jardineira com cebolinha e salsa pode ficar assim.


DICA: Pela salsa se alastrar bastante e precisar de espaço para crescer horizontalmente, não é indicado plantá-la com outros temperos na mesma Jardineira. Prefira plantá-la sozinha. Igualmente funciona a Hortelã.

Manutenção ou cuidados especiais? Os mínimos!

· Regar todos os dias ou pela manhã, antes das 08 horas, ou à tarde, após as 17 horas.

· Retirar as ervas daninhas – caso apareçam e tenham vindo junto da terra comprada.

· Cuidar para plantar cada muda em um vaso ou jardineira diferente para que os temperos possam se desenvolver saudáveis.

Autora: Jorgete Rain


Nenhum comentário: