sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO NA TERCEIRA IDADE – Construir uma vida social intensa na Terceira Idade aumenta a qualidade de vida e a longevidade


Manter um convívio social ativo está longe de ter benefícios somente emocionais. Sentir-se parte de um grupo, conectar-se com mais pessoas e aproveitar as relações sociais promovem, além de momentos de interação e alegria, o bem-estar mental na velhice.

Pessoas acima dos 60 anos que mantém um círculo de amizades, ou integram um grupo que provê um objetivo em comum, sentem menos efeitos negativos na capacidade cognitiva geral e, dessa maneira, se mantém longe da ansiedade e da depressão.

Estudos revelam que pessoas que estão em contato umas com as outras estão mais inclinadas a terem hábitos saudáveis – se alimentam melhor e se exercitam com maior frequência. Também está provado que cada ajuda dada ou recebida contribui para o aumento de um sentido de controle pessoal, propiciando o aumento da autoconfiança e da autoestima. (Associação Brasileira de Gerontologia)

Entretanto, vale ressaltar que mais do que a quantidade de relações humanas mantidas durante o período da velhice, o mais importante para a saúde e sanidade é a qualidade dessas interações. Quanto mais positivos forem esses encontros, mais benefícios farão para todo o sistema nervoso.

Encontros que propiciam atividades físicas, tarefas que reforçam a união do grupo e o senso de trabalho em equipe são os que apresentam maiores benefícios para a saúde mental e física.

Então, antes de pensar em ficar em casa tendo como único amigo o bichinho de estimação ou a programação da TV, lembre-se que conversar, interagir, exercitar-se e trocar experiências é um remédio divertido e benéfico para a sua saúde!

Aqui, no VivaClub, pensamos e elaboramos cada atividade para propiciar a maior quantidade de interações positivas possíveis!

VIR AO VIVACLUB DEIXA CORPO E MENTE MAIS ATIVOS E SAUDÁVEIS!

Artigo: Jorgete Rain
Imagens: Google.

Por que os 60 anos de agora não são mais como nos anos 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário