quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uso Prolongado de Omeprazol Pode Fazer Mal à Saúde

Falar sobre o perigo da auto medicação e todas as suas possíveis consequências seria o típico “chover no molhado”.
No ano passado o Departamento de Medicina e Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou um estudo associando o consumo exagerado dos fármacos inibidores da bomba de prótons (classe da medicação Omeprazol) a deficiências de Ferro e Magnésio, minerais fundamentais ao metabolismo humano, aumento da suceptibilidade à pneumonia, infecções entéricas (intestinais), fraturas, entre outros problemas. Isso tudo sem esquecer das dezenas de estudos relacionando o uso crônico de Omeprazol com a depressão.

O sintoma de azia e queimação acabam melhorando unicamente porque no momento em que se faz o uso do omeprazol, o PH estomacal acaba alcalinizando e por isto o conteúdo refluído para o esôfago para de irritar. Entretanto, cria-se mais dificuldade ainda para que o alimento seja digerido e os nutrientes absorvidos adequadamente no trato gastrointestinal e está criado o problema que, em diversos casos, se torna crônico uma vez que o consumo está absurdamente aumentado e sendo feito deliberadamente de forma errada.

Sentiu dor ANTES da comida à pode ser excesso de acidez no estômago, então Omeprazol pode ser indicado, dependendo da avaliação do especialista, pois já viram que não é brincadeira e pode causar uma série de problemas.



Sentiu dor DEPOIS da comida à provável deficiência de acidez no estômago. Indicação pode ser utilizar Cloridrato de Betaína, composto enzimático para aumentar a acidez logo após a refeição e assim ajudar na quebra do alimento, mas para tal procure especialista. Nestes casos você ainda pode ajudar a si próprio fazendo uso de frutas ácidas logo após a refeição, ou utilizar vinagres por exemplo.

Outra dica é evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, principalmente se você tem mais de 40 anos, quando a capacidade de produção de ácido no estômago inicia um processo de declínio progressivo. Líquidos então não são bons nem antes da refeição, nem durante as refeições.

Fonte: Dr Victor Sorrentino - www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/06/estudos-relacionam-omeprazol-com.html?m=0

Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário