sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pilates Ajuda na Postura Cervical

A coluna cervical é formada por sete vértebras, cujo alinhamento ideal deve ter curvaturas naturais. A postura craniocervical é mantida pelo sistema neuromuscular, que trabalha constantemente para contrapor a força da gravidade e o próprio peso da cabeça, que tendem a desequilibrá-la anteriormente.

Já ouvimos falar muito de técnicas que utilizam a respiração como base para melhorias na postura. No método Pilates, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca. Isso ajuda a relaxar a musculatura acessória. Os exercícios trabalham a capacidade respiratória e a oxigenação, que tendem a diminuir em função de mudanças estruturais na coluna vertebral, que modificam o funcionamento do músculo diafragma e influenciam na deformação da caixa torácica.


A bola suíça (Stability Ball) utilizada no Pilates pode ser considerada um recurso terapêutico – principalmente em relação à coluna. Ela tem um caráter lúdico, garantindo melhor aceitação dos praticantes de alguma atividade. Além disso, exige maior controle corporal, incrementando o reforço muscular promovido pelos exercícios.
Mas não se esqueça! Qualquer tipo de movimentação nesse acessório deve ser assistida por algum profissional especializado na área.


PRATIQUE PILATES COM A GENTE!
Fonte: http://revistapilates.com.br - Pilates ajuda na postura cervical - July 10th, 2013

Nenhum comentário: