quarta-feira, 21 de novembro de 2012

INFECÇÃO URINÁRIA


O Dr. Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, dá algumas dicas sobre o problema:
§ A mais comum é a infecção na bexiga, a famosa cistite. Mas os micro-organismos também podem atacar os rins, o que é chamado de pielonefrite. 

§Os sintomas são dor e ardor na hora de urinar. Pode haver também um aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou um simples mal-estar acompanhado de febre. 

§Não é transmissível.  Mas é mais comum que ela dê as caras depois de relações sexuais, porque o pH da região fica alterado. Entre mulheres que variam muito de parceiro, a incidência é comprovadamente maior. 

§É mais frequente em mulheres, porque elas têm o canal da uretra mais curto e, por isso, é mais fácil as bactérias chegarem aonde não devem. Além disso, elas costumam ter o péssimo hábito de segurar a urina por mais tempo que os homens - um prato cheio para as bactérias se proliferarem. É verdade que esse é um problema tipicamente feminino, mas a infecção também acomete a ala masculina. 

§Algumas pessoas têm o problema com mais frequência, por fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em quem toma todo o cuidado do mundo. 

§Estima-se que de 15% a 20% das gestantes terão ao menos uma vez esse tipo de infecção. Isso acontece porque, durante esse período, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra. 

§Nas pessoas idosas é acontece com mais frequência, porque a resistência diminui com a idade e, no caso das mulheres, há uma queda de hormônios que deixam a região pélvica mais sensível.

A recomendação para prevenir é beber muita água para que as idas ao banheiro não fiquem muito espaçadas."Assim você vai limpando o trato urinário“, urinar depois das relações sexuais, evitar banhos de imersão também ajudam, além de praticar atividades físicas para aumentar a imunidade.

HÁBITOS SAUDÁVEIS PODEM MUDAR A SUA VIDA. CUIDE-SE E VIVA BEM!!

Nenhum comentário: