segunda-feira, 25 de abril de 2011

Campanha de vacinação imuniza contra gripe H1N1 de 25 de abril a 13 de maio

Calendário inclui idosos, crianças, gestantes e profissionais da saúde


A partir do dia 25 de abril será distribuída nas Unidades Básicas de Saúde a vacina trivalente contra a gripe A (H1N1) e dois tipos de gripe sazonal. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, pessoas com idade acima dos 60 anos, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes e profissionais de saúde que atuam em emergências, postos e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão contemplados nesta campanha de vacinação que termina no dia 13 de maio. O Dia D será em 30 de abril, quando as ações de imunização serão intensificadas. Com a vacinação dos grupos prioritários, o Rio Grande do Sul não registrou casos confirmados de gripe A (H1N1) em 2010. Em 2009, o Estado contabilizou 3.554 casos e 297 óbitos. Lembre-se que neste ano a imunização tripla ocorre de uma vez só, ou seja, no mesmo dia você se protege dos três tipos mais comuns de gripe com uma única dose.

Atenção: Crianças com idade entre seis meses e dois anos serão imunizadas em duas doses, com 30 dias de intervalo. A exceção são os bebês que já receberam em algum momento a vacina sazonal – o que não inclui a vacina contra a gripe A, que foi feita ano passado e que não continha cepa de influenza sazonal. Neste caso, a criança receberá apenas uma dose.


Contraindicações:
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

Conheça os principais sintomas da gripe A H1N1:

· Febre com início súbito a 39º 

· Dor de cabeça intensa 

· Cansaço extremo 

· Dor de garganta leve (a gripe comum, por exemplo, tem dor de garganta acentuada) 

· Tosse seca e contínua 

· Muco (catarro) pouco comum 

· Dores musculares muito intensas 

· Ardor nos olhos em demasia

Aparecendo um ou mais destes sintomas é importante que você procure imediatamente um médico ou um posto de saúde. E lembre-se: jamais se automedique!

Um comentário:

  1. A gripe pode até parecer simples, mas pode ter consequências graves, principalmente em idosos. Pois naturalmente eles já tem o sistema imunológico mais fraco. Por isso, nós, que somos filhos, ou sobrinhos, netos, devemos nos encarregar da tarefa de fazer nossos queridos pais,tios ou avós tomarem a vacina. Eu mesma já vou avisar a minha mãe. Precisamos retribuir o carinho que eles nos deram a vida toda e dão até hoje. Também quero aproveitar para deixar uma dica para o cuidado com a saúde de nossos idosos. Deixar uma ajuda para evitar que eles dependam do SUS.

    http://bit.ly/cMa3ZB

    ResponderExcluir