sexta-feira, 21 de agosto de 2015

TURISMO NA TERCEIRA IDADE

32,9% dos Idosos Brasileiros viajam duas a três vezes ao Ano![1]

Dados retirados da pesquisa sobre “Hábitos de Turismo na Terceira Idade”, realizada em 2012 pela Fundação Instituto de Administração (FIA), dizem que os números sobre a Terceira Idade e o Turismo refletem o processo de distribuição de renda que o Brasil viveu desde 1994 – com a implantação do Plano Real. Essa explicação vem do professor Claudio Felisoni de Angelo da FIA: “Quando aumenta a renda, aumenta também a qualidade de vida. Atualmente, as pessoas podem pensar em disfrutar também na maturidade”.

Segundo o relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, até 2050 os idosos passarão a totalizar 49% da população economicamente ativa no país. A mesma pesquisa aponta que 70% dos idosos se julgam independentes financeiramente - o dobro de três décadas atrás. A independência e a estabilidade financeira fazem com que a terceira idade seja a melhor para viajar!

Para a maior operadora de Pacotes Turísticos do País, a CVC, esses viajantes são extremamente vantajosos. Por serem organizados, eles fecham a compra com bastante antecedência e geralmente pagam pelo Pacote antes da data da Viagem. Também segundo dados da Operadora, esse público tem o hábito de viajar pelo menos uma vez ao ano, e já está se acostumado a inserir anualmente o produto 'viagem' em sua cesta de consumo!

Para melhor visualizar sobre os hábitos de consumo da Terceira Idade no Brasil, segue a figura abaixo:

Fonte: Site da FIA (Provar).
Quem ainda está preso ao estereótipo do velhinho com bengala, saiba que atualmente a bengala existe, mas para impulsioná-lo para frente e em busca de novos desafios! A CVC garante que os idosos preferem viagens mais agitadas e para localidades que ofereçam atrações tanto durante o dia quanto à noite. Entre os destinos mais procurados nesta operadora estão:

1. Cruzeiros pelo litoral brasileiro; 
2. Nordeste (principalmente Porto Seguro e Fortaleza); 

3. Serra Gaúcha; 

4. Cidades históricas em Minas Gerais. 

Internacionalmente, a Europa é a região mais disputada. Seguindo também pelos os Estados Unidos e os países da América do Sul.
Fonte: Figuras do Google.

Nós, do VIVACLUB, incentivamos o Hábito da Viagem. Promovemos 3 passeios por Semestre, cada um com a duração de 1 dia e repletos de atividades para ninguém ficar parado (só vale sentar e descansar no ônibus de viagem)! Em seguida estaremos divulgando nosso próximo destino no Facebook e aqui no Blog.

Os principais benefícios para as pessoas que viajam são: “Mudança de ambiente, repouso, recreação, aquisição e troca de conhecimentos” (Vaz, 1999, p. 42). Lembramos que toda e qualquer atividade de lazer melhora a saúde em vários aspectos, tais como:

· Físico: Propicia o fortalecimento do sistema imunológico e uma melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio corporal e força muscular.

· Mental: Melhora a memória, o raciocínio e a velocidade do Funcionamento e do metabolismo cerebral como um todo.

· Emocional: Diminui a tendência ao isolamento e à depressão através de uma melhora nos relacionamentos interpessoais e a possibilidade de formação de uma rede social e de amigos.

PORQUE OS 60 ANOS DE HOJE NÃO SÃO COMO NOS ANOS 60!

Autora: Jorgete Rain

[1] CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO (2013). Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2015.


APROVEITAMOS O EXCELENTE TEXTO, PARA TE CONVIDAR A PARTICIPAR DO NOSSO PRÓXIMO PASSEIO: 

Postar um comentário