terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quantas Calorias Nós Gastamos Correndo?

Os princípios do cálculo são os padrões de referência da medida do consumo de oxigênio da corrida, que reflete na produção de energia.

O gasto calórico das diferentes atividades é um dos indicadores mais importantes da efetividade dos exercícios. Sua estimativa quando feita com precisão adequada, fornece uma importante informação para adequação de dieta, programas de perda de peso, além de quantificar a intensidade do exercício.

Quando corremos multiplicamos nosso consumo de oxigênio de repouso que é denominado MET. Este consumo é constante e equivale a 3,5 ml de oxigênio por quilo de peso corporal por minuto. Existe uma estimativa muito adequada de considerar que para cada Km/h de velocidade de corrida gastamos 1 MET.
Assim quando corremos a 10 km/h de velocidade o consumo de oxigênio é dez vezes o repouso, ou seja, 10 MET. Para simplificar podemos usar uma regra prática que calcula quantas calorias por minuto estamos gastando ao correr, introduzindo duas variáveis: velocidade de corrida e peso corporal. Com uma calculadora, faça o seguinte cálculo:

GASTO CALÓRICO EM CALORIAS/ MIN = VELOCIDADE(KM/H) X PESO (Kg) x 0,0175

Para dar um exemplo, um indivíduo de 78 Kg, correndo à uma velocidade de 8 Km/h estará gastando: 8 x 78 x 0,0175 = 10,92 Calorias por minuto. Uma corrida de uma hora nesta velocidade terá portanto gastado 10,92 x 60 min = 637,2 Calorias.

É importante ressaltar que este cálculo é válido para a corrida no plano. Qualquer aclive ou declive no percurso altera este valor. Para quem costuma percorrer uma certa distância em cada treino, o cálculo do tempo permite a estimativa da velocidade média desenvolvida e assim fazer o cálculo do gasto calórico conforme a fórmula acima.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/02/quantas-calorias-nos-gastamos-correndo-saiba-como-calcular.html

Nenhum comentário: