quinta-feira, 5 de julho de 2012

Saiba mais sobre o Pilates, uma técnica revolucionária!


O alemão Joseph Hubertus Pilates foi o criador desta técnica de condicionamento físico extremamente benéfica. Nasceu em 1880 e teve uma infância difícil, marcada por problemas de saúde, motivo que o inspirou a estudar e praticar vários esportes.
Cuidou tanto do seu condicionamento que aos 14 anos posava para quadros de anatomia. Durante sua vida Joseph Pilates foi ginasta, esquiador, mergulhador e boxeador profissional.
Mas, em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph ficou exilado nos campos de Lancaster devido a sua nacionalidade alemã. Nesses campos trabalhou como enfermeiro e desenvolveu a técnica Pilates, ligando molas a camas hospitalares de modo que os pacientes começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poder levantar. Desenvolveu um sistema que mais tarde o inspiraria na criação de seus equipamentos.
Após alguns anos, com o fim da guerra , Pilates voltou para a Alemanha, onde começou a trabalhar com Rudolf Laban, um grande estudioso do movimento humano.
Em 1923, imigrou para Nova Iorque e abriu, com sua esposa Clara, o primeiro estúdio de Pilates, o qual foi um sucesso imediato entre bailarinos e depois entre o público geral. Em 1967, aos 87 anos, Joseph Pilates faleceu por ter inalado uma quantidade excessiva de gases tóxicos, tentando salvar seus equipamentos em um incêndio em seu estúdio , deixando claro que seu método de condicionamento físico estava adiantado 50 anos em relação à sua época.


Nenhum comentário: