sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA GESTANTES


A gestação é uma fase muito importante na vida de uma mulher. O corpo muda rapidamente durante esse período e dentre as inúmeras mudanças podem ocorrer o aumento da função cardíaca e respiratória; os ligamentos da pelve ficam mais distendidos; mãos e pés podem ficar mais inchados; há um aumento na necessidade de repousar e várias outras mudanças físicas e fisiológicas. Entre as alterações mais relevantes deste período estão as posturais. Podem ocorrer, por exemplo, dores nas costas, ocasionadas pela mudança do centro de gravidade que, devido ao crescimento do útero, projeta a coluna para frente causando a famosa lombalgia.


Na tentativa de minimizar essas situações de desconforto e também para garantir uma gestação mais tranquila e sem complicações é cada vez mais comum o número de mulheres que procura a prática de exercícios específicos para este período.

Uma das técnicas atualmente mais buscadas é o Pilates. Se não houver contraindicações médicas, as gestantes podem iniciar a prática do método logo depois do terceiro mês de gestação, sempre com acompanhamento profissional. Os benefícios são visíveis. A técnica é capaz de alongar e fortalecer os músculos, especialmente os abdominais, glúteos e parte inferior das costas, considerados o centro de força do corpo e responsáveis pela sustentação da coluna vertebral, evitando assim as dores nas costas. Além de melhorar o condicionamento físico e ganhar bem-estar, a gestante que faz Pilates desenvolve um abdômen mais forte que pode facilitar o trabalho de parto e se essa musculatura estiver bem treinada sua recuperação será bem mais rápida após o parto também.  
(por Priscilla Cardoso)

Fica a dica às futuras mamães! Bom final de semana a todos!

Nenhum comentário: