quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O que significa ter saúde?



Muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social
Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Essa ideia não está totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda mais amplo. Principalmente levando em consideração o que pode provocar o surgimento das doenças.

Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde.
Vamos relembrar os principais elementos que contribuem para uma vida mais saudável a partir dessa visão ampla. Afinal, um conjunto de bons hábitos, quando combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças, sejam elas físicas ou mentais. As informações que você confere a seguir são baseadas nas recomendações e nos estudos da OMS e do Ministério da Saúde.

As escolhas que impactam de 8 a 80

Não dá para falar em vida saudável sem mencionar a alimentação, uma vez que hábitos alimentares saudáveis são importantes para a prevenção ou o surgimento de doenças. Isso porque alimentos in natura ou minimamente processados têm a capacidade de fornecer os nutrientes que seu corpo necessita e, assim, promover a manutenção e restauração da saúde do seu organismo.

Em contrapartida, os alimentos ultraprocessados, em geral, são pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, calorias, gordura, açúcar e sódio. O maior consumo desses alimentos tem sido associado a uma maior chance de obesidade, câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável, depressão, condições de fragilidade e mortalidade por todas as causas.

Por último, mas não menos importante: beba mais água! O total de água existente no corpo dos seres humanos corresponde a 75% do peso na infância e a mais da metade na idade adulta. Ela é a grande responsável pelo transporte de nutrientes, pela regulação das células e de outras funções vitais do organismo. Depois disso, não resta mais nenhuma dúvida sobre a importância da água para a saúde, né?

A água pura, ou “temperada” com rodelas de limão e folhas de hortelã, como é preferida por muitas pessoas, é a melhor opção para a ingestão de líquidos. Também faz parte da cultura alimentar do brasileiro o consumo na forma de bebidas como café e chá. Neste caso, entretanto, convém não adicionar açúcar ou substituir por bebidas adoçadas artificialmente como refrigerantes, achocolatados ou sucos de caixinha.

Você foi feito o que para estar em movimento?

Você sabia que uma vida fisicamente ativa promove benefícios tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer? A prática de atividade física deve ser incentivada em todos os momentos da vida, pois traz muitos benefícios para a saúde. Quanto antes você iniciar melhor. Você pode fazer atividade física no seu tempo livre, enquanto se desloca a pé ou de bicicleta, no seu trabalho ou nos estudos e até mesmo nas tarefas domésticas. 

Lembra de quando falamos sobre bem-estar físico e emocional como parte do conceito de saúde? A prática regular de atividade física é um dos passos para alcançar as duas coisas. Isso porque as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.

Nesse sentido, colocar o corpo em movimento ajuda a melhorar o humor, os sintomas da ansiedade, os quadros de depressão e estresse. Além disso, a atividade física protege e melhora o sistema imunológico, fortalece os ossos e músculos, evita problemas nas articulações, melhora a flexibilidade, a capacidade funcional.

Um outro benefício importante para a saúde, que também é proporcionado por uma vida fisicamente ativa, é a qualidade do sono. Essa parcela de horas que tiramos à noite para dormir são muito preciosas para a reparação do nosso organismo. É durante o sono que recuperamos tudo aquilo que foi gasto durante o dia. Nesse sentido, a saúde tem tudo a ver com uma noite bem dormida!

Já colocou o papo em dia?


Por falar em saúde mental, nada impacta mais nesse aspecto que o convívio social. O ser humano é sociável por natureza, então estreitar laços e desenvolver um vínculo afetivo é muito importante para manter a mente saudável!

Nesse período de pandemia, esse é o aspecto que tem sido mais prejudicado pelo distanciamento social proposto. Não à toa, ficar em casa tem sido extremamente estressante e fonte de ansiedade para muitas pessoas. Mas existem maneiras de driblar isso!

Mais do que nunca, as tecnologias podem ser aliadas quando o assunto é aproximar as pessoas. Mas às vezes nem é preciso ir muito longe! Estar mais próximo das pessoas que convivem em casa também pode ser uma excelente fonte de bem-estar e socialização. O período mais em casa pode até facilitar nesse sentido, uma vez que os membros estão mais tempo juntos.

Mas tão importante quanto o relacionamento com outras pessoas é o relacionamento com nós mesmos. E a nossa saúde mental também está diretamente ligada a satisfação interior. Nesse sentido, o primeiro passo para desenvolver tanto uma boa autoestima quanto o amor próprio é o autoconhecimento.

Conhecer as próprias limitações, forças e fraquezas ajuda a lidar e conviver com as sensações adversas que nos afetam. O amor próprio é um exercício diário e constante, que passa pela aceitação e reconciliação com você mesmo. Afinal, se você não consegue estar bem consigo, possivelmente isso impactará em outras áreas da vida.

Por falar em bem-estar emocional, dedicar-se a algum hobby também é uma maneira de cultivar o autocuidado. Às vezes estamos tão ocupados com nossos compromissos que esquecemos de fazer alguma atividade que seja prazerosa e que nos coloque em contato com aquilo que gostamos, o que também ajuda a aliviar o estresse.

Fique longe do cigarro

Já que falamos sobre saúde física e mental, não dá para esquecer do cigarro. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo por si só tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, doenças cardiovasculares, do aparelho digestivo e tantas outras que com certeza interferem na qualidade de vida de qualquer pessoa.

Mas os efeitos não são sentidos apenas no corpo. Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional comportamental de quem fuma. Nesse sentido, além da dependência química, as emoções também podem estar por trás do hábito de fumar.

Para quem é fumante, um período ocioso ou de estresse pode servir como gatilho extra. Principalmente agora, durante a pandemia, a dica para não cair em tentação é tentar se afastar do que remete ao cigarro, além de manter todos os outros hábitos saudáveis que mencionados acima. Mas se precisar de uma ajuda extra, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece orientação e suporte para quem deseja parar de fumar. É só ligar 136!

Esse artigo é do site https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/o-que-significa-ter-saude

Vem praticar atividades físicas com o VIVACLUB, temos treino online e presencial.

Chama a gente e vem saber como participar (51) 99845-2980.

Esperamos você e estamos aqui para ajudar!!!


Nenhum comentário: