segunda-feira, 11 de julho de 2016

PILATES NÃO É SÓ ALONGAMENTO

PILATES é fortalecimento, prevenção e tratamento.

Joseph Hubertus Pilates foi o criador do método. Ele foi uma criança doente (tinha asma, raquitismo e febre reumática).  Joseph decidiu superar suas desvantagens físicas, dedicando a vida para melhorar a saúde e a força.

Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. Se focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção.

*Créditos da foto Pinterest.

Segundo Joseph: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

Durante a primeira Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. E foi exatamente ai que a história e o método tomam forma. Pilates foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia”.

Agora a parte mais interessante da história:

Alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não se contentou em deixar seus companheiros inativos e improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas fugiram das adaptações de Joseph. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.  Joseph inventou cerca de quinhentos exercícios utilizando o Cadillac, o Reformer, Barrel e a Chair. 

Ele disse: “Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir a seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. “

"O Pilates preserva as articulações e fortalece os músculos mais profundos do nosso corpo o que é fundamental para a constituição de uma estrutura óssea mais forte." (Cynthia Duarte - ciclista)

Há uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade, conhecido como MAT PILATES ou PILATES DE SOLO.

Nessa modalidade, o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional. A única diferença é que não se usa o aparelho, os exercícios são realizados com a ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos. 

Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.

A primeira vantagem obtida com as sessões e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. “No dia a dia, as pessoas saem muito desse centro, descompensando o corpo. A pessoa começa a se ‘entortar’ e fica pendente para um lado, o que acaba sobrecarregando mais os músculos de um lado do corpo, e a coluna, por si só, entorta”, Daí surgem as pequenas dores, como na lombar, no pé e no joelho. Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.

De outro lado, em longo prazo (em média, a partir de dois meses da prática do Mat Pilates), se obtém ainda conquistas estéticas, como definição de silhueta e abdômen, e melhora de celulite. “Ao trabalhar conjuntamente alongamento e tônus, os músculos ficam definidos e equilibrados, sem aumento de volume”.

Fonte: adaptado de: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/pilates-nao-e-alongamento/ e http://www.purepilates.com.br/modalidades/mat-pilates


Aqui listamos alguns motivos para você praticar PILATES: 


Venha experimentar PILATES no VIVACLUB, temos uma ótima equipe te esperando!



Um comentário:

maria, tereza silva, de lima disse...

Estou precisando fazer por ordem medica!