quinta-feira, 7 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A cada ano a Organização Mundial da Saúde escolhe uma doença como tema para que a população seja alertada sobre os riscos e perigos da mesma.

Este ano o tema é DIABETES, uma doença que é responsável por 14,5% das mortes no mundo.

Em 2015 aproximadamente cinco milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, foram a óbito devido ao diabetes, muito mais do que todas as guerras, conflitos armados, HIV/AIDS e diversas outras doenças juntas, mesmo assim, a grande maioria de pacientes com a doença, não toma os cuidados necessários para preveni-la.

Por se tratar de uma doença silenciosa, frequentemente associada à obesidade, acredita-se que o número de diabéticos é 40% maior do que o que se sabe. Sendo assim, todos os anos devemos fazer exames médicos para que a doença não passe despercebida e cause maiores danos à nossa saúde.

"O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes."(http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes)

Sintomas de Diabetes

Principais sintomas do diabetes tipo 1:
vontade de urinar diversas vezes
fome frequente
sede constante
perda de peso
fraqueza
fadiga
nervosismo
mudanças de humor
náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
infecções frequentes
alteração visual (visão embaçada)
dificuldade na cicatrização de feridas
formigamento nos pés e furúnculos.

TRATAMENTO DO DIABETES

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Os principais cuidados para tratar o diabetes incluem:

- Exercícios físicos;
- Controle da Dieta; 
- Aplicação da medicação correta;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Evitar saunas e escaldas pés;
- Controle o stress;
- Elimine o cigarro;
- Higiene bucal correta;
- Consultar regularmente seu médico. 

DIABETES não é brincadeira! É uma doença perigosa que provoca muitas consequências, sofrimento e, inclusive, a morte.



Cuide da sua Saúde! 
Venha para o VIVACLUB, faça atividades físicas e consulte seu médico regularmente!
 

Postar um comentário