sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A SOLIDÃO E A IDADE

Solidão não depende de idade. Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa e não conseguir sair do seu isolamento; é um sentimento que demonstra que uma pessoa precisa de algo novo que a transforme, mesmo que em princípio ela não consiga enxergar essa necessidade[1].

Solidão é o estado do que se encontra ou vive só; em isolamento. É lugar ermo e despovoado. Situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade. Estado de pessoas que, embora vivam juntas, dir-se-ia viverem sós por não haver entre eles nenhum entendimento[2].

 

Os conceitos sobre solidão, muitas vezes, nos levam a pensar nela como um sentimento ou uma situação negativa. É ruim estar só. Porém, lendo a frase de Fernando Pessoa acima, se tem uma ideia um pouco diferente e, a pergunta que fica em mente é: É a solidão tão negativa?

O sentimento de solidão ou sentir-se só independe da idade, mas agrava-se com o passar da idade. O termo agravar, aqui, é providencialmente utilizado para explicar que, como pessoas, vamos vivenciando experiências, ampliando conhecimentos, conhecendo pessoas e criando valores, ideias, pensamentos e perspectivas que nos conectam ou nos afastam dos outros.

É importante ter ideias e verdades próprias, mas brigar por elas em detrimento de relacionamentos construtivos, é burrice. E, com o passar dos anos, vamos enumerando muitos momentos e relacionamentos deixados para trás para mantermos nossa palavra e pensamento. 

Nesses momentos, o ideal é parar e usar a solidão para repensar. Repensar ações, ressignificar crenças antigas, verificar se o que você acredita desde anos atrás está condizente com o que você acredita atualmente e, se não está, resolver quais são os novos valores que você vai empregar para si e atuar na sua vida para encontrar e conectar-se com pessoas diferentes que lhe tragam novas emoções e alegrias.

Importante também mencionar que, solidão é um sentimento ou um estado de espírito que sentimos e passa. Que todos sentimos em determinado momento ou situação de nossas vidas. É bom buscar a resposta para esse sentimento, será ele uma falta de conexão consigo mesmo ou será um valor seu que foi prejudicado ou quebrado por alguém que você ama?

Nietzsche acima nos ajuda a conceituar e reverter a solidão a nosso favor. Pois, se você estiver bem consigo mesmo, estará ao redor de pessoas que lhe façam bem e, se não estiver, saberá com sabedoria identificar o melhor delas.

Não se intimidar em ficar sozinho por um tempo é excelente para não dramatizar essa experiência e aproveitá-la! Apreciar esses momentos e, somente após uma boa reflexão ir atrás de novos amigos e experiências é ideal para viver mais e com mais qualidade de vida!

Portanto, se está precisando de reposicionar em alguma relação, se alguma relação sua está lhe incomodando, pare, reflita sozinho e só depois haja. Por que, independente da fase da vida, o importante é construir relacionamentos saudáveis e duradouros que nos façam bem e que façam bem aos que nos rodeiam.



[1] Conceito de Solidão adaptado. Disponível em: .
[2] Conceitos do Dicionário Aurélio para a palavra Solidão. AURELIO, 2015, p. 1957.


Autora: Jorgete Rain.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EGOISMO E PRESUNÇÃO NÃO CONSTROEM BONS RELACIONAMENTOS

Egoísmo é um substantivo que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades.
A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo, é adjetivada de egoísta.

Na psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismo.

O egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo que, quando exagerado, torna-se uma paranoia.


A relação do egoísta com aquilo que ele almeja é inversamente proporcional ao desejo dele. Pois, o bem-estar está ligado com o querer bem. 
Se você se importa com o outro, você quer que ele esteja bem, você abdica de algo que você muito deseja em benefício desse alguém.
Quanto mais você se doa em uma relação e se mostra aberto às necessidades do outro, mais essa pessoa estará disponível também para as suas necessidades (ou não). Ambos, estando dispostos a enxergar o outro tanto quanto a si próprio, terão a sorte de se encontrar em um relacionamento saudável!


Essa referência não é para amor entre casais, é para qualquer relacionamento. Pais e filhos, amigos, clientes e prestadores de serviços, professores e alunos, enfim, uma infinidade de pessoas que mantêm relacionamentos entre si e que, muitas vezes, não percebem porque o seu objeto de desejo ou as pessoas que elas queriam que estivessem ao seu lado, não estão. 
Se você não pode dar algo a alguém que você ama, pense que outras pessoas podem dar e, privá-las de manter relações saudáveis com outras pessoas é um total excesso de egoísmo.


Permita que os outros se importem com você e se permita se colocar no lugar do outro ao invés de exigir o que você acredita ser seu direito. Perguntar, trocar amor faz muito bem e mantêm pessoas que podem dar, fornecer e trocar amor, conhecimentos e informações que lhe farão crescer como pessoa.
Ficar estagnado, culpando os outros por aquilo que você não pode ter é egoísmo e presunção. Fará mal para você e para o outro. Quanto mais caridade, maior ganhos todos terão.

Autora: Jorgete Rain

Frenquentemente vemos e ouvimos relatos de egoísmo e ciúmes entre filhos de idosos.

É preciso respeitar as necessidades do idoso, não criar um estresse desnecessário, por motivos tão banais.

Cuide do seu velho! Ame-o com todo o seu amor!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR PROBLEMAS NO FÍGADO

Normalmente as pessoas só descobrem doenças relacionadas ao fígado após realizarem exames de rotina como ecografias e tomografias abdominais ou procedimentos cirúrgicos onde o médico tenha acesso a esse órgão. Em geral, as pessoas que descobrem espontaneamente que têm problemas no fígado relatam sintomas como dor abdominal do lado direito e sensação de barriga inchada.

Além desses sintomas, quando as doenças que acometem esse órgão já estão mais adiantadas, também pode-se observar cor amarelada na pele e nos olhos e a urina amarela forte ou escura. A causa mais comum para doenças no fígado são: o excesso de gordura no fígado, muito associada em pacientes obesos e sedentários; o excesso de álcool e o uso abusivo de medicamentos. As doenças relacionadas com esses problemas são: a hepatite, a cirrose, a ascite, a esquistossomose e a hipertensão portal.

Para entendermos a importância desse órgão em nosso corpo e o quão importante é o diagnóstico precoce, explicamos que o fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para a digestão. É ele que tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele.

Funções do Fígado 

  • Transformar a galactose e a frutose em glicose para ser usada como fonte de energia;
  • Armazenar o glicogênio e transformá-lo em glicose, enviando para o sangue novamente quando necessário;
  • Transformar as proteínas em aminoácidos, a síntese de aminoácidos não essenciais e a produção de proteínas essenciais, como a albumina, transferrina, fibrinogênio e outras lipoproteínas;
  • Armazenar as vitaminas lipossolúveis e os minerais;
  • Filtrar o sangue, enviando para os rins as toxinas para serem eliminadas.
  • Além disso o fígado transforma a gordura da alimentação e a gordura acumulada como fonte de energia, quando necessário.


Abaixo listamos uma relação de sintomas que podem indicar problemas no funcionamento desse órgão tão importante para nosso corpo. São eles: 
  • Tontura; 
  • Dor de cabeça; 
  • Gosto amargo na boca; 
  • Enjoo e vômito; 
  • Falta de apetite; 
  • Cansaço fácil; 
  • Aumento de peso; 
  • Fezes amareladas, cinzentas, negras ou sem cor; 
  • Vasinhos na pele - teleangiectasia; 
  • Aumento da mama nos homens - ginecomastia; 
  • Diminuição das plaquetas do sangue. 
É importante ressaltar aqui que não indicamos o autodiagnostico, é muito importante pedir para um médico solicitar os exames e analisar os resultados. 

Exames para diagnosticar problemas no fígado

O seu médico pode solicitar exames de sangue para avaliar a função do fígado, tais como: 
ALT: Alanina aminotransferase 
AST: Aspartato aminotransferase 

Além deles, o médico também pode pedir uma Ultrassonografia do fígado ou uma Tomografia Computadorizada.



COMO TRATAR PROBLEMAS DE FÍGADO

Para o tratamento dos problemas de fígado mais leves e simples são indicadas alterações na dieta. Já em situações de maior gravidade, deve-se recorrer a medicamentos e tratamentos receitados por seu médico.

Dieta para tratar os problemas no fígado

Em caso de problemas no fígado recomenda-se comer alimentos de fácil digestão como, por exemplo:
Peixe grelhado, frango cozido sem pele;
Arroz branco;
Saladas;
Biscoito maizena;
Gelatina;
Frutas;
Verduras de cor verde escura, preferencialmente as amargas;
Sucos de frutas naturais;
Iogurte natural batido com fruta.
Além disso, é importante beber bastante água. 



O que não comer em caso de problemas no fígado

Em caso de problemas no fígado, é recomendado evitar o consumo de alimentos estimulantes e de difícil digestão, como: 
  • Refrigerantes, sucos industrializados, café, bebidas alcoólicas, água muito gelada; 
  • Frituras; massa folhada; 
  • Massas com queijos amarelos; manteiga ou margarina; 
  • Biscoitos recheados; 
  • Carnes vermelhas; 
  • Ovo frito; 
  • Chocolates e outros doces; 
  • Enchidos, embutidos e enlatados, em geral. 
O gastroenterologista é o médico especializado que cuida desse órgão e somente ele é o mais indicado para o tratamento das doenças do fígado. Ele deve ser consultado se os sintomas persistirem, mesmo após as alterações na dieta.

Quanto antes for diagnosticada qualquer doença relacionada com esse órgão, mais rápido será o tratamento e mais chances de melhoras o paciente terá.

Busque sempre informação e não deixe de se consultar com seu médico sempre que notar algo diferente em seu corpo e organismo.

Autora: Jorgete Rain

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR

Ontem foi dia do Professor, mas por causa da falta de luz, internet,etc... não conseguimos prestar nossa homenagem por aqui.

Queremos registrar nossa gratidão aos mestres, por todo o ensinamento e paciência na formação dos cidadãos de bem, como a gente :)
Parabéns pela mais digna profissão!

Parabéns aos nossos Professores: Rafa Soares, Margareth Pinheiro,Neuzinha Quinteiro, Josane Gauer e Maria Clarice Amaral Moreira!

Vocês são os melhores!!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

É inspirador ver a sensibilização de grande parte das mulheres durante o mês de Outubro para com o movimento popular Outubro Rosa. Ele alcançou o Mundo de uma forma muito bonita, elegante e feminina, motivando e unindo mulheres em torno da conscientização e mobilização pela saúde da mulher. Hoje, a cor rosa e o laço rosa tornaram-se leituras visuais desse movimento e são compreendidas em qualquer lugar no mundo.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa tem seu nome devido a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O surgimento desse movimento remonta a vários acontecimentos isolados e sucessivos ocorridos nos EUA.

Lá, vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, com a aprovação de uma Lei que determinava que o mês de Outubro seria o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, o Congresso Americano iniciou, sem querer, esse movimento.

Um dos eventos mais marcantes para a história do Outubro Rosa ocorreu quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde esse ano até os dias de hoje, a corrida continua sendo promovida anualmente na cidade.

Em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando de Outubro Rosa todas as ações relacionadas com a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como: corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), entre outras ações.

No Brasil, a iniciativa chegou em 2002, através da iluminação em tons de rosa de construções famosas para chamar atenção para o problema. Hoje em dia, o mês de outubro no Brasil é repleto de ações preventivas e de arrecadação de dinheiro para mulheres com câncer de mama. Aqui em Porto Alegre, também temos uma programação!

Tudo começa com a já famosa Caminhada das Vitoriosas

Ocorrida neste domingo, dia 04, o evento teve como objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama através do autoexame e da realização de mamografia. A caminhada começou às 10h, no Parque Moinhos de Vento, e o encerramento se deu em torno das 12h, na Redenção. Para o evento foram confeccionadas camisetas oficiais, que tiveram o custo de R$ 20 (revertido para a causa, claro, direto para o IMAMA).

Também temos a Regata Outubro Rosa

É um evento que ocorrerá no sábado, dia 17, na Federação de Remo e atletas do esporte do Rio Grande do Sul, eles irão realizar provas festivas em comemoração ao movimento Outubro Rosa e será mais uma forma de divulgar as formas de prevenção da doença. O evento vai contar com desfiles de barcos femininos e todas as atletas participantes receberão uma medalha personalizada. As provas acontecem na Ilha do Pavão.

Abaixo deixamos um dos vídeos mais bacanas que recebemos neste ano, trata-se de um vídeo divulgado pelo SESC Brasil no canal Youtube no dia 10 de outubro de 2014, sim, no ano passado!

Além de ser super fofo, ele é muito educativo e explicativo. Não deixe de assistir, divulgar e se cuidar!

VÍDEO EDUCATIVO - Clique no link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=0J_lnUzCqdo

FONTE: www.komen.org; www.pink-october.org



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

DIA DO IDOSO - UM TEXTO PARA REFLETIR

"O dia em que este velho não for mais o mesmo, tenha paciência e me compreenda. Quando derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenhas paciência comigo e lembra-te das horas em que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.

Se quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e me escute. Quando eras pequeno, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma estória até que fechasses os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e sem querer fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreendas que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Penses, quantas vezes, pacientemente, troquei tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso.

Não me reproves se eu não quiser tomar banho, sejas paciente comigo.
Lembra-te dos momentos que te persegui e os mil pretextos que inventava pra te convencer a tomar banho.

Quando me vires inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário, e que não me machuques com um sorriso sarcástico
Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é resultado do meu esforço da minha perseverança.

Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos falando, tenhas paciência e me ajude a lembrar. Talvez a única coisa importante pra mim naquele momento seja o fato de ver você perto de mim, me dando atenção, e não o que falávamos.

Se alguma vez eu não quiser comer, saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo.
Também compreendas que com o tempo não terei dentes fortes, e nem agilidade para engolir.

E quando minhas pernas falharem por estar tão cansadas, e eu já não conseguir mais me equilibrar…
Com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começastes a caminhar com tuas perninhas tão frágeis.

E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou com o quanto te amo.
Compreendas que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado, ou para tomá-lo em meus braços, como antes.

Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido.
E até quando me for, construirei para ti outra rota em outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti.

Não te sintas triste ou impotente por me ver assim. Não me olhes com cara de dó. Dá-me apenas o teu coração, compreenda-me e me apoie como o fiz quando começastes a viver. Isso me dará forças e muita coragem.

Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, te peço que me acompanhes para terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.

Atenciosamente,
Teu velho."

(Autor Desconhecido)