sexta-feira, 31 de julho de 2015

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Na Melhor Idade, para aproveitar cada momento, é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável!

Com mais tempo livre e maior perspectiva de vida, não é à toa que a terceira idade seja chamada propriamente de “Melhor Idade”! Entretanto, para que ela realmente seja a melhor das idades é importante manter uma alimentação saudável e regrar a atividade física!

A importância da alimentação saudável após os 65 anos está vinculada às mudanças físicas que ocorrem a partir desta idade e que exigem a ingestão de nutrientes para o melhor funcionamento do cérebro e de todo o organismo.

Segue abaixo nossa lista:

1 – INGERIR MAIS CASTANHA DO PARÁ E CEREAIS INTEGRAIS - Aveia e trigo. Eles contêm zinco, um importante ingrediente para o aumento da sensibilidade do paladar e estimulante do apetite;

2 – ESTAR A FAVOR DO SEU INTESTINO - Arroz integral, farinha de trigo integral, macarrão integral, cereais integrais. Eles melhoram a digestão e previnem a prisão de ventre e a flatulência;

3 – MUDAR PARA O AÇÚCAR MASCAVO. Só o fato de ele não receber tratamento químico para ficar “branquinho” já é motivo suficiente para investir nele uma vez que ele diminui o risco de diabetes! O açúcar mascavo ainda ajuda a reeducar o paladar para reencontrar o doce natural dos alimentos;

4 – BEBER MUITA ÁGUA. Ela ajuda a desintoxicar, hidrata, facilita o trabalho do intestino e dos rins;

5 – TEMPERAR COM ERVAS NATURAIS. Reduzir o sal e os produtos artificiais que contém sódio ajuda a prevenir contra o aumento da pressão arterial, a hipertensão e a sobrecarga dos rins. Tenha sempre em casa: Sálvia, Manjericão, Pimenta, Coentro, Páprica e Açafrão – entre outros tantos temperos;

6 – INGERIR PORÇÕES MENORES E MAIS VEZES AO DIA. Diminuir a quantidade de comida em cada refeição aumentando a quantidade de vezes que se alimenta por dia ajuda a dar a sensação de saciedade;

7 – “PEGAR LEVE” NO JANTAR. Fazer uma refeição mais leve à noite (com legumes, vegetais, alguma fonte de proteína, sopa ou risotos integrais, por exemplo) facilita a digestão e também a indução do sono;

8 – INCLUIR FONTES NATURAIS DE CÁLCIO - Gergelim, brócolis, folhas verde-escuras e linhaça para cuidar dos ossos. Se puder, fique pelo menos 15 minutos por dia no sol, mas cuidado com o horário! Sempre fique exposto antes das 10h da manhã ou após as 16h.

9 – INCLUIR FONTES NATURAIS DE MAGNÉSIO - Grãos de bico, banana, gergelim, castanha do pará. Eles fazem com que o corpo produza vitamina D, que facilita o aproveitamento do cálcio dos alimentos;

10 - CUIDAR DO CORAÇÃO. Somar na alimentação a linhaça, o azeite extra virgem, as castanhas e as amêndoas previne a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.

Por último e não menos importante: VIR AO VIVA CLUB DEIXA CORPO E MENTE MAIS ATIVOS E SAUDÁVEIS!

MANTÉM O BOM-HUMOR E TRAZ MOMENTOS DE ALEGRIA E LAZER.

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, importante manter uma alimentação equilibrada e saudável, alimentação equilibrada e saudável, A importância da alimentação saudável na terceira-idade, alimentação equilibrada e saudável. Alimentação saudável na terceira-idade.

Artigo: Jorgete Rain
Imagens: Google.

Agora o VIVACLUB conta com a colaboração da Consultora Jorgete Rain na publicação de artigos, com ampla experiência, ela veio agregar valor ao nosso site. 
Contatos: formatatccs@gmail.com - (51) 3086-4976 | 9345-7740

terça-feira, 28 de julho de 2015

Excursão 18 de Julho - Workshop Pizza e Vinho + Caminhos de Pedra

Aquele dia que até o Sol (sumido a algumas semanas), apareceu e fez o nosso dia mais feliz :)

Um pouco da História do Caminhos de Pedra

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.
O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, consequentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que vinha passando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.

Quem quiser ler mais, pode acessar o sitehttp://www.caminhosdepedra.org.br/pt/?pg=historico


1- RECEPÇÃO VINÍCOLA LOVARA 



 2- WORKSHOP PIZZA





4 - HORA DE EXPERIMENTAR AS PIZZAS


 5- CAMINHOS DE PEDRA

Obrigada pela companhia de todos!!

Foi um ótimo passeio!! 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Celebre-se!

Celebre todos os dias.
Celebre cada sorriso .
Celebre cada nova amizade.
Além de tudo isso, celebre viver um novo dia.
Celebre poder abraçar quem está perto.
Celebre poder lembrar quem não está mais.
Recorde cada lágrima para não deixá-las rolarem novamente.
Abrace a nova oportunidade que surgir.
Duvide, sempre duvide, porque a dúvida ajuda a pensar melhor.
Pondere, mas arrisque quando precisar.
Celebre suas decisões.
Celebre com seus amigos.
Celebre seus amigos.
Celebre paixões novas
E não esqueça as antigas - se existirem, Pois foi com elas que seu coração viveu sentimentos bons.
Celebre aniversários como se fossem sempre os primeiros.
Celebre o tempo e as estações.
As músicas - as compostas e os sons da natureza.
Celebre você mesmo!
Sua existência, sonhos e vontades.
Celebre cada pequena vitória, cada simples dia.
Por mais que não existam motivos aparentes... Celebre-se!


(Texto de: Aproveitando a Terceira idade - https://www.facebook.com/aproveitandoaterceiraidade/photos/a.210939845664045.49728.210932552331441/848858628538827/?type=1&fref=nf)

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Saiba o que vai te ajudar a parar de comer doce

Você já teve aquele momento em que a vontade de comer doce era maior que tudo?

Você não está sozinho! 
Quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos em excesso, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas. No caso dos doces, quem gosta muito desse tipo de alimento tem o cérebro 'viciado’ nos circuitos de prazer que ele ativa. Contudo, algumas pessoas são compulsivas e podem não perceber.

Mas como saber se há esse vício? Para descobrir, recomenda-se ficar um dia inteiro sem comer doce. Se notar irritabilidade, nervosismo e ansiedade você pode estar apresentando os primeiros sinais de compulsão.

O problema é que, quanto mais açúcar você ingere, mais açúcar o seu corpo pede!

A compulsão surge porque após ingerir uma guloseima, por exemplo, o cérebro libera substâncias químicas naturais que dão sensação de imenso prazer. Ao reconhecer esta sensação boa, o cérebro começa a pedir mais açúcar.

Alguns alimentos podem ajudar a reduzir essa vontade por doces, por possuírem nutrientes específicos que ajudam a controlar essa vontade, alguns deles são:

Alimentos ricos em fibras: frutas com cascas, arroz integral, vegetais, folhosos. Esses alimentos ofertam fibras que aumentam a flora intestinal benéfica do organismo, promovendo saciedade e melhora no intestino.

Oleaginosas: em quantidades moderadas, são fontes de lipídios que previnem doenças e auxiliam na redução da compulsão por doces, inclusive o amendoim.

Frutas: banana e frutas cítricas são algumas que auxiliam na redução do estresse e consequentemente no consumo de doces e guloseimas.

Carnes: principalmente peixe e carnes magras, como o peru, são boas fontes de triptofano, constituem aliadas na resistência ao açúcar.

Além disso, atentos com a sua saúde separamos algumas outras dicas para você não mais cair nesse vício por doces:

Invista nas frutas e fuja dos doces

Fique longe das tentações - ao fazer o supermercado evite comprar alimentos industrializados e açucarados.

Livre-se de bolos, sorvetes e biscoitos, assim o acesso em casa será mais difícil.

Troque doces e açúcar por frutas - o corpo digere açúcares de frutas de um jeito específico e diferente da forma como digere o açúcar de mesa comum. As frutas contêm fibras, vitaminas e minerais e, quando consumidas em moderação, ajudam a contra-atacar os efeitos metabólicos da frutose e da glicose.

Leia os rótulos - você pode se surpreender ao aprender quanto açúcar há nos alimentos que consome. O perigo está principalmente nos açúcares ocultos de alimentos industrializados que não ofertam nenhum nutriente importante para o nosso corpo, além de estimular a engordar e provocar cáries. É preciso estar atento também ao conteúdo de açúcar dos produtos, isso pode ajudá-lo a evitar alimentos altamente açucarados, livrando-o do vício.

Matéria do site: http://www.bolsademulher.com/corpo/saiba-o-que-vai-te-ajudar-a-parar-de-comer-doce?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Quer-parar-de-comer-doce-Nutricionista-ensina-truques-infalveis-para-no-passar-vontade

Para melhorar ainda mais, pratique atividades físicas regulares, seu cérebro pode viciar nelas e esquecer os doces. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Almas Perfumadas


Este texto foi usado pela Maria Clarice na Oficina Cerebral...é lindíssimo e vale a leitura:)

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está dançando conosco de rostinho colado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia. Minha avó era alguém assim. Ela perfumou muitas vidas com sua luz e suas cores. A minha, foi uma delas. E o perfume era tão gostoso, tão branco, tão delicado, que ela mudou de frasco, mas ele continua vivo no coração de tudo o que ela amou. E tudo o que eu amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus, que, numa temporada, se vestiu de Edith, para me falar de amor.

Ana Cláudia Saldanha Jácomo