terça-feira, 29 de setembro de 2015

7 BENEFÍCIOS QUE OS PETS TRAZEM AO IDOSO

Bichinhos de estimação nos trazem alegria, nos distraem, nos ensinam responsabilidade, respeito e amor. A temática desse relacionamento ancestral serve independentemente da idade ou fase da vida em que estejamos. Por isso, se você já passou dos 60 anos e pensa que já não tem vontade de cuidar de um bichinho, não descarte a possibilidade de adotar um novo ou manter um amigo de 4 patas ao seu lado. E, para incentivar essa decisão, listamos 7 benefícios que a convivência de um bichinho de estimação traz para a saúde de pessoas na Terceira/Melhor Idade!

1. Aumenta o Bem-estar e a expectativa de vida! Pessoas que passaram por dificuldades de saúde ou internações hospitalares, ao voltarem para suas casas e terem a convivência com animais de estimação estão mais propensas a terem sua expectativa de vida aumentada – dizem estudiosos. 




 2. Evita a Depressão! Bichinhos fazem companhia, interagem e nos ensinam todos os dias a interpretar suas necessidades e vontades. Essa interação faz com que haja uma conexão entre cuidados e cuidado na busca de novas brincadeiras, afagos e maneiras de trocar carinho e atenção. Essa interação aumenta o nível de preocupação pelo outro e, consequente, aumenta o nível de preocupação e zelo consigo mesmo




3. Incentiva a prática de exercícios! Seja um cachorro que necessita de caminhadas todos os dias ou seja um gatinho que precisa que troque areia ou que dê comida, os bichinhos estão conectados aos seus ‘donos’ vinte e quatro horas por dia. Facilmente esse convívio elevará a quantidade de vezes que você se locomove por sua casa, aumentará a quantidade de vezes que você se mexe para satisfazer alguma necessidade do seu Pet e isso fará com que sempre em movimento, aumente a serotonina liberada no corpo e isso lhe trará mais felicidade! 


4. Ensina lições de respeito e convivência!  Cada bichinho possui sua personalidade, humor e vontade próprios, cada um deles exige uma relação e diálogo diferente. Porém, qualquer um, desde o mais independente até o mais carente vai inevitavelmente lhe ensinar regras de respeito e convivência. Todos anseiam por um cumprimento quando você chega em casa; todos desejam ter sua comida no prato na hora pré-estabelecida para evitar latidos e miados altos; todos têm seu momento de carência e exigem atenção ou carinho, entre tantas outras situações que se pode lembrar e apontar. O importante é entender que as necessidades e desejos deles só poderão ser atendidos por um humano, então é importante que tenhamos muito respeito por qualquer bichinho que traremos para nosso convívio.


5. Transforma o seu dia a dia e lhe traz um excelente passatempo! Não tem como negar que: dar comida, fazer carinho, levar para passear, limpar o banheiro deles são várias ações que você precisa desempenhar quando tem um bichinho e lhe tomam tempo. Mas, veja pelo lado positivo: você nunca vai estar sozinho! Estará sempre com um amiguinho de quatro patas ao seu lado pronto para “o que der e vier”! Mesmo que você interaja com um gato mal-humorado, ele sempre estará ao seu lado lhe pedindo para abrir a torneira da pia na hora que você está usando o banheiro.


6. Você nunca vai estar falando sozinho! Sim. Relatos sobre pessoas que falam com seus bichinhos a internet e o mundo estão cheios. E você poderá se juntar a esse universo: Pessoas que falam o dia todo sozinhas. Ops! Com os seus bichinhos - claro! E esse diálogo acontece o dia todo lhe proporcionando um tipo único de relação. Você nunca mais se sentirá sozinho e nunca mais vai ter a sensação de estar falando sozinho em casa.


7. Proporciona a sociabilidade! Estar em casa e nunca mais estar só. Sair para a rua com um bichinho na coleira e se ver em volta de uma turma de pessoas com seus pets são algumas das situações que incentivam a sociabilidade. Ter um pet é ter assunto com outras pessoas e, ter um pet incentiva e proporciona encontro entre pessoas. 



Esses são apenas 7 dos inúmeros benefícios que ter um amigo de 4 patas em casa lhe proporciona!



Esperamos ter incentivo a prática da adoção e do convívio com bichinhos!

Texto: Jorgete Rain
Imagens: Google

Nenhum comentário: