quinta-feira, 3 de setembro de 2015

01 DE SETEMBRO – DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O dia 01 de Setembro passou essa semana e, nele, recebemos muitos abraços e elogios mas, você sabe porquê o dia do Profissional de Educação Física é no dia 01 de Setembro? Na verdade, essa data comemorativa coincide com a data em que entrou em vigor a lei que regulamenta essa bonita profissão! 


Trata-se da instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. Ficou regulamentada que essa seria a data destinada à valorização e entendimento das várias modalidades que englobam a Educação Física. 



De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado como: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Preparador Físico-corporal, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Motricista, Cinesiólogo, entre outros.



Percebe-se que se trata de uma área de atuação bem ampla e que abrange muitas atividades e possibilidades de carreira. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. 



O importante a ressaltar aqui é que, independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele está sempre relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida de seu aluno. Assim sendo, é fundamental que o profissional se preocupe em ensinar, induzir e ajudar nas atividades físicas realizadas por seus alunos para garantir, desse modo, que a mesma seja realizada de maneira adequada garantindo a saúde de quem a está praticando.



O profissional de Educação Física adquire, durante toda a sua formação, conhecimento sobre o funcionamento do corpo e assiste matérias como: fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor. É importante salientar que somente esse profissional está apto a criar planos de exercícios que garantam maior eficiência nos treinamentos, sem causar danos ao sistema muscular e nervoso do praticante! Sendo assim, ao iniciar uma atividade física, sempre busque por um local que tenha profissionais graduados orientando as atividades!


Você sabia: O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, e ela foi escolhida como uma forma de simbolizar a força e o dinamismo da profissão. A pedra do curso, por sua vez, é a de cor verde, que é usada por todos os profissionais da saúde.


Aqui no Viva Club contamos com os professores: 

1 Mestre em Educação e 1 Pós Graduanda em Dança,  ambos cheios de ânimo para ensinar não somente alongamentos, flexões e agachamentos, mas também MUITA LEVEZA NO VIVER! Lembrando sempre que, quem não se exercita e pratica o sedentarismo...


Autora: Jorgete Rain

Nenhum comentário:

Postar um comentário