terça-feira, 26 de julho de 2011

PARABÉNS VOVÓS


Parabéns as nossas queridas vovós!
Um beijo em seus corações

Arteterapia

Hoje vou compartilhar com vocês os lindos trabalhos das alunas Neusa e da Vera, feitos nas aulas de Arte terapia. Parabéns gurias!


Estes foram resultado de algumas aulas, pois a técnica de colagem do jornal requer um tempo para secar e pintar. Muito legal!



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tholl com Tetê e Clarice

Na sexta passada fomos ao Teatro São Pedro assistir ao Espetáculo Circense Tholl de Pelotas, o qual os gaúchos chamam de Circo de Soleil do Sul... 
Eu como boa paranaense tive lá minhas dúvidas se era tão espetacular assim... Pensei que era bom, mas que havia um pouco de exagero "bairrista" da gauchada. Mas para minha surpresa é lindo mesmo... Não perde em nada para o Soleil.
Fica a dica! Quem puder assistir ainda dá tempo e vale muitíssimo a pena.



Um gostinho do show para vocês! Divirtam-se! 
  

quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOVO PARCEIRO VIVACLUB

Olá pessoal, 


Visando sempre oferecer aos alunos mais benefícios e com produtos diferenciados, apresento o nosso mais novo parceiro: 




Oferecendo serviços de cabelereiro (unissex), manicure, pedicure e desing de sobrancelhas. O material que utilizamos é todo descartável e previamente esterilizado em AUTOCLAVE. Localizado na Rua Visconde do Herval, nº. 1311, 
Bairro Menino Deus, próximo da Avenida Azenha.
 Agende seu horário por telefone (51 3024-1569) ou venha nos fazer uma visita.

Alunos e/ou associados do VIVACLUB têm 20% de desconto em todos os nossos serviços.

Vale a pena experimentar. Marque o seu horário e diga que é aluno do VIVACLUB para usufruir do desconto*. 

* É necessário apresentar comprovante de participação no VIVACLUB. Informe-se conosco.

Aproveitem mais esta excelente novidade para quem quer ficar bonita e bem arrumada.

Abraços, 

Feliz dia do Amigo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento

 
Todo mundo já está "careca" de ler sobre isso, mas informação é sempre importante, por isso compartilho este artigo com vocês.
Espero que gostem!

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:
Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria. 

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE

Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais jovens quando entraram no estudo e nos mais ativos (2.000 cal/sem) quando comparados aos menos ativos (500 kcal/sem) e moderadamente ativos (501-1.999 kcal/sem). 0 aumento na expectativa de vida quando os mais ativos foram comparados aos pouco ativos foi em média de 2,51 anos para indivíduos de 35-39 anos de idade no início do estudo e de 0,42 anos nos indivíduos de 75-79 anos. Um dado também interessante foi o fato de que a porcentagem de indivíduos maiores de 80 anos foi maior entre indivíduos mais ativos (69,7%) do que nos menos ativos (59,8%). Evidências epidemiológicas mais recentes16 com 5.567 homens de 40 a 59 anos de idade sustentam que o hábito de realizar atividades físicas leves ou moderadas reduz a taxa de mortalidade total e a de mortalidade por causa cardiovascular em homens de idade avançada.

Fonte:Texto transcrito do artigo -
VIDA ATIVA PARA O NOVO MILÊNIO - do Dr. VICTOR MATSUDO - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999 - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Programa Agita São Paulo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fio dental, memória e câncer

Achei interessante este artigo, por isso compartilho:
Gastar tempo e esforço no uso de fio dental pode ser um sábio investimento – não apenas para reduzir os riscos de doença gengival, doença cardíaca e derrame – mas também para proteger contra a perda de memória e câncer de cabeça e pescoço.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de West Virginia estão estudando a ligação entre doença gengival e perda de memória.
Num estudo em andamento com pacientes com idades a partir de 60 anos, cientistas compararam os exames de saúde bucal dos participantes, seu desempenho num teste de memória e o exame sanguineo que mede o nível de inflamação para ver se a doença gengival está associada com a perda de memória. Homens e mulheres idosos que tiveram a menor pontuação no teste de memória – refletindo sintomas iniciais da doença de Alzheimer – apresentaram a maior associação com as bactérias causadoras de doença gengival.
"Isso pode ter grandes implicações na saúde das populações que estão envelhecendo", diz dr. Richard Crout, especialista em doença gengival e diretor associado de pesquisa da faculdade de odontologia. "Com as taxas de Alzheimer disparando, imagine os benefícios de se saber que manter a boca livre de infecção poderia diminuir os casos de demência".
Dr. Crout também teoriza que, no futuro, dentistas possam ser capazes de aplicar testes de memória nos pacientes mais idosos. Isso não apenas ajudaria a identificar pessoas com problemas de memória, mas também poderia ser capaz de mostrar aos dentistas se seus pacientes com higiene bucal e cuidados pessoais deficientes escolhem não seguir as instruções do dentista ou se a falta de escovação e fio dental deve-se à falta de memória.
Para examinar uma possível associação entre cânceres de cabeça e pescoço e doença gengival crônica, pesquisadores em Nova York examinaram 473 pacientes – 226 diagnosticados com carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço e 206 pacientes de controle. A doença periodontal dos pacientes foi medida pela perda de osso alveolar (de mandíbula ou maxila) detectada em raios-X panorâmicos.
Cada milímetro de perda óssea nos pacientes estudados foi associado com risco aumentado de câncer de cabeça e pescoço. Embora alguns dos pacientes com câncer não tivessem usado tabaco ou álcool, o tabagismo e a doença periodontal aumentaram a associação dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Os benefícios da escovação e do uso de fio dental regularmente vão além de uma boca saudável!
©2009 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana. 10/05/2010

Artigo disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/ADA/Article_2010_05_memoria.cvsp

Um excelente semana a todos!
Abraços,

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Calculadora do tempo

Existem quatro ou cinco sinais claros de que o sujeito está ficando velho. O principal é começar a ter vontade de falar bem das próprias doenças. Faça o teste: se em cada dez assuntos, nove forem sobre suas doenças, não tenha dúvidas, chegou a sua hora o outro sintoma é o uso da palavra Sintoma, um jovem jamais recorre a esse termo, jovem não fala jovem ou juventude, velho fala. 
Fórmulas: ”Antigamente era melhor” e “no meu tempo”, usou meu tempo...certo, esse viveu!! (bastante).
O Caubi cantava muito mais que ”essezinho”!
O Zezé(di Camargo) só tem uma música!!
Vive sempre no saudosismo que só o Chico canta bem (essa foi pra Sara).
Sintoma claro que chegou na terceira idade: Compara os cantores sertanejos: Luan Santana não existe, bom mesmo é Milionário e “Zé” Rico (chamar de Zé é muita intimidade), confirmando a Daí foi no show do Mili e do Zé e disse que, realmente, é “muuuito bom”!
“Amanheci sozinho, na cama um vaziiiiio” Roupa Nova, não tão velho.
Wando com aquela nostalgia cantando “Moça”... Você lembrou toda a música, grande sinal de que você chegou na Terceira Idade.
E quando começam (os) a falar nas novelas?
Ver no Vale a pena ver de novo não é sinal de estar velho... agora, ter assistido no tempo em que ela passou, sim!
Por exemplo: Malu Mulher, Roque Santeiro, Dancing Days, ti ti ti primeira versão, Vale tudo, mas tu lembra que matou a Odete Roithman? Não importa!
Os sintomas mudam com o tempo, assim como os cantores e as novelas...
Então viva o agora!
Abraço à todos.
Prof. Rafael para o blog http://www.olaserragaucha.com.br/blogs/terceira-idade-social-clube/

Roubei o texto para me justificar... a ida no show do Mili e do Zé foi pura parceria para demonstrar que amigos são amigos em qualquer situação....hehehe
Um beijo a todos!
Bom final de semana, curtam o frio e cuidem-se também!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festa Junina!

FOGUEIRA....  
PESCARIA... 
COMILANÇA... 
QUADRILHA E MUITA DANÇA.... 
  

E MAIS GENTE BONITA...
ASSIM FOI O 2º ARRAIÁ DO VIVACLUB!
DIVERTIDO D+!
OBRIGADA PELA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO DE TODAS, EM ESPECIAL ÀS PENELÓPES.

BOM FINAL DE SEMANA PESSOAL! APROVEITEM O FRIO...PIPOCA E FILME É UMA BOA PEDIDA ;)

ABRAÇOS,